E foi lançado oficialmente o GNOME 40.3 com melhorias no GNOME software e correções, e muito mais. Confira as novidades desse point release.
O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.
Agora, o Projeto GNOME anunciou o lançamento do GNOME 40.3 como a terceira atualização de manutenção da mais recente e melhor série de ambientes de desktop GNOME 40.
Novidades do GNOME 40.3
Cerca de cinco semanas após o lançamento do GNOME 40.2, o GNOME 40.3 está aqui com um aplicativo de software GNOME atualizado que agora instala automaticamente as atualizações do aplicativo dependendo do tipo de aplicativo e configuração do usuário, inclui aplicativos de repositórios desativados nos resultados de pesquisa da Visão geral de atividades, uma guia Atualizações aprimorada, bem como melhor suporte para aplicativos PackageKit.
O visualizador de documentos Evince também foi atualizado para exibir “Nenhum” quando a data de criação ou modificação está faltando em um documento, bem como para habilitar a opção Páginas ímpares restantes apenas quando o recurso de página dupla está ativo.
Além disso, o aplicativo GNOME Boxes recebeu melhorias na funcionalidade de execução em segundo plano para compilações não Flatpak.
Esta versão também melhora a visibilidade do pop-up de mensagens instantâneas quando em tela cheia, corrige uma falha no App Grid que ocorreu durante a transição da sessão, corrige algumas falhas de renderização de sombra e barras de rolagem verticais em locais RTL (da direita para a esquerda) e melhora a detecção de rede é montado na extensão do Menu do Drive.
Também corrigido no GNOME 40.3 é a funcionalidade de screencasts de área quando a janela não é redirecionada, o mapeamento de um tablet para um monitor, uma regressão que pode ser observada ao entrar para edição OSM (OpenStreetMap) no aplicativo GNOME Maps e várias outras falhas e falhas que podem ser estudadas na página do changelog completo.
Com instalar
A maioria dos usuários será capaz de atualizar/instalar e usar o ambiente de desktop GNOME 40 em algum momento nas próximas semanas, quando os pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis de algumas das distribuições mais populares, incluindo Arch Linux e openSUSE Tumbleweed.
O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME 40 a atualizar o mais rápido possível.
Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.