GNOME 40.2 lançado com melhor suporte para Flatpak e mais

E foi lançado oficialmente o GNOME 40.2 com melhor suporte para Flatpak, e muito mais. Confira as novidades desse segundo point release.

O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.

Agora, o Projeto GNOME lançou o GNOME 40.2 como o segundo lançamento pontual da última e maior série de ambientes de desktop GNOME 40.

Novidades do GNOME 40.2

GNOME 40.2 lançado com melhor suporte para Flatpak e mais
GNOME 40.2 lançado com melhor suporte para Flatpak e mais

Embora não houvesse um lançamento oficial para o GNOME 40.1, a atualização do GNOME 40.2 já está disponível, sendo lançada em breve para a maioria das distribuições GNU/Linux, e vem com muitas correções e melhorias para seus aplicativos favoritos, bem como melhorias gerais de desempenho.

Os destaques do GNOME 40.2 incluem interação de toque aprimorada de ações de grade de aplicativos, melhorias de screencastsing no dimensionamento fracionário, espaço de trabalho aprimorado no minimapa da Visão geral de atividades, autenticação de impressão digital aprimorada, suporte para fundos animados definidos por meio do portal de papel de parede e melhor desempenho durante a transição Night Light em GPUs NVIDIA.

O GNOME 40.2 também oferece suporte para o provedor de previsão do tempo met.no no GNOME Calendar, a capacidade da visualização de atributos SMART nos discos GNOME se expandir verticalmente, a capacidade do GNOME Settings Daemon de ler /dev/rfkill em kernels mais recentes e a capacidade de relatar a porcentagem real da bateria quando estiver cheia.

Além disso, este lançamento pontual corrige um problema de 100% de CPU na tela de login do GDM (GNOME Display Manager), um problema de alto consumo de CPU no editor de texto Gedit quando uma pasta com conteúdo é excluída, um vazamento de memória no código de monitoramento de fuso horário em Calendário GNOME e muitas traduções atualizadas.

Vale destacar que o software GNOME recebido remove alguma atenção durante este ciclo, e agora vem com melhor suporte para aplicativos Flatpak, incluindo relatórios de erros aprimorados quando há pouco espaço em disco e ao aplicar alterações na linha de comando, download automático aprimorado de atualizações pendentes, consultas de pesquisa mais rápidas em mais de 40%, melhorou o contraste do carrossel dos aplicativos em destaque para o Steam e muitas correções de bugs, conforme detalhado no changelog.

Entre outras mudanças dignas de nota, a atualização GNOME 40.2 traz status de celular 5G e legibilidade Night Light para o tema do ícone Adwaita, correções para vazamentos de memória e corrupção no navegador Epiphany, bem como suporte para arquivos de quadrinhos RAR v5 e dois novos atalhos de shell em o visualizador de documentos Evince.

Como já foi mencionado antes, a atualização do GNOME 40.2 será lançada para as distribuições Linux mais populares, especialmente o lançamento contínuo, nos próximos dias e semanas, portanto, certifique-se de manter suas instalações atualizadas o tempo todo para receber as mais novas software e aproveite as melhorias que os desenvolvedores do GNOME implementaram até agora.

Com instalar

A maioria dos usuários será capaz de atualizar/instalar e usar o ambiente de desktop GNOME 40 em algum momento nas próximas semanas, quando os pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis ​​de algumas das distribuições mais populares, incluindo Arch Linux e openSUSE Tumbleweed.

O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME 40 a atualizar o mais rápido possível.

Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.