O Projeto GNOME anunciou o lançamento do aguardado ambiente de desktop GNOME 3.34. Confira as novidades e veja a melhor maneira de instalar.
O GNOME é um projeto de software livre responsável pelo Ambiente de Trabalho GNOME, para os usuários, e pela Plataforma de Desenvolvimento GNOME, para os desenvolvedores.
E o Projeto GNOME anunciou recentemente o lançamento e a disponibilidade geral do ambiente de desktop GNOME 3.34 para sistemas operacionais baseados em Linux.
O GNOME 3.34 foi apelidado de “Thessaloniki” após a cidade anfitriã do evento GUADEC (Conferência Europeia do Usuário e Desenvolvedor do GNOME) 2019.
Essa é uma versão importante que adiciona vários novos recursos, melhorias, que está em desenvolvimento nos últimos seis meses e é um substituto para a série de ambientes de desktop GNOME 3.32 “Taipei”, com muitos recursos novos.
O anúncio diz o seguinte:
“A versão mais recente do GNOME 3 foi lançada hoje. A versão 3.34 contém seis meses de trabalho pela comunidade GNOME e inclui muitas melhorias, melhorias de desempenho e novos recursos. Os destaques desta versão incluem atualizações visuais para vários aplicativos, incluindo a própria área de trabalho. As configurações de seleção de plano de fundo também receberam uma reformulação, facilitando a seleção de planos de fundo personalizados.”
- Como instalar o jogo de corrida SuperTuxKart no Linux
- Como instalar o jogo Sonic 3: Angel Island Revisited no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo The Gates no Linux via Flatpak
- Como instalar o aplicativo educacional TuxMath no Linux
Novidades do GNOME 3.34
Os destaques do ambiente de área de trabalho GNOME 3.34 incluem suporte para pastas personalizadas na visão geral do aplicativo, permitindo que os usuários criem uma nova pasta apenas arrastando um ícone de aplicativo em cima de outro, semelhante ao sistema operacional iOS da Apple.
Obviamente, as pastas serão removidas automaticamente quando todos os ícones do aplicativo forem arrastados para fora da pasta.
O GNOME 3.34 também apresenta uma melhor experiência de navegação na Web, onde os processos Web agora estão em área restrita, juntamente com a capacidade de fixar guias e um recurso aprimorado de bloqueio de anúncios que agora utiliza filtros de conteúdo do WebKit.
Além disso, o gerenciador de máquina virtual e remota do GNOME Boxes agora oferece um fluxo de trabalho de assistente muito aprimorado e suporte para inicializar VMs a partir de imagens de CD/DVD anexadas.
Outras mudanças dignas de nota incluem suporte para salvar vários estados de jogos no aplicativo GNOME Games, um painel de plano de fundo renovado em Configurações com suporte para visualizações, suporte para atualização automática de fontes no aplicativo Música, os aplicativos Fotos, Tarefas e Vídeos receberam novos ícones, e o GNOME Terminal agora suporta a linguagem da direita para a esquerda e bidirecional.
Também vale mencionar o fato de que o aplicativo Arquivos agora avisa os usuários antes de colar os arquivos em um diretório protegido contra gravação, agora é possível desativar o atalho de Atividades, o cliente Polari IRC agora mostra aos usuários quando estão offline, o Pointer Location agora é suportado em Wayland e uma lista Wi-Fi refinada está disponível em Configurações.
Como instalar/atualizar para o GNOME 3.34
Embora o ambiente de área de trabalho do GNOME 3.34 tenha sido lançado recentemente, ele ainda está disponível apenas para download como pacotes de código fonte que precisam ser compilados ou um runtime Flatpak que facilita a instalação.
No entanto, é recomendável instalar o ambiente a partir dos repositórios de software estáveis da sua distribuição Linux favorita, mas a maioria dos fornecedores de SO Linux levará duas semanas para atualizar os pacotes.
O que está sendo falado no blog
- Como instalar o gerador de legendas Subtitle Composer no Linux
- Canonical revelou o papel de parede padrão do Ubuntu 19.10
- Ubuntu 19.10 já inclui o GNOME 3.34 e o kernel 5.3
- GNOME 3.36 tem lançamento previsto para 11 de março de 2020
- Python Software Foundation anunciou a data final do suporte ao Python 2