GNOME 3.40 poderá melhorar o consumo da bateria

Para a alegria de quem possui laptops, em breve, o GNOME 3.40 poderá melhorar o consumo da bateria. Confira os detalhes dessa ótima novidade.

Se você experimentou diferentes sistemas operacionais no mesmo computador, provavelmente notou algo: a bateria não dura o mesmo dependendo da que usamos.

Pessoalmente, meus laptops duraram apenas o tempo que deveriam com o Windows, no Ubuntu eles resistiram um pouco menos e no Kubuntu e seu Plasma a autonomia é muito pior.

Isso é, em parte, por tudo o que cada uma das opções oferece. Quanto ao Ubuntu e outros sistemas que usam o mesmo ambiente gráfico, isso mudará com o lançamento do GNOME 3.40.

GNOME 3.40 poderá melhorar o consumo da bateria

GNOME 3.40 poderá melhorar o consumo da bateria

A notícia do novo projeto aconteceu na última quinta-feira, 10 de setembro, mas só há alguns minutos que soubemos que um ajuste está sendo feito que será integrado na seção Energia da Configuração do Sistema e que nos permitirá configurar diferentes modos para priorizar desempenho, uso equilibrado ou para estender a vida útil da bateria de nosso laptop.

GNOME 3.40 ainda não iniciou o desenvolvimento, mas algo novo já é conhecido. Como lemos na nota publicada, nem todos os computadores poderão desfrutar do “Modo de Desempenho”, porque isso é algo que dependerá dos sistemas ou drivers que utilizam.

Os outros dois, os modos Balanced e Savings, chegarão a qualquer computador que possa instalar o GNOME 3.40, ambiente que usarão as futuras versões do Fedora e Ubuntu, entre muitos outros.

Além dos modos de gerenciamento de bateria, o daemon também incluirá ações para alterar alguns comportamentos de carregamento, como o carregamento rápido pode ser desativado para alguns dispositivos USB quando o modo de economia de energia é ativado.

Atualmente, GNOME 3.40 ainda não iniciou o desenvolvimento, então a data exata de seu lançamento também não é conhecida.

No momento, o projeto está desenvolvendo o GNOME 3.38, uma versão do desktop que será utilizado em sistemas operacionais como o Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla.

O que está sendo falado no blog

Sair da versão mobile