GNOME 3.38 terá grade de aplicativos personalizável e mais

O GNOME 3.38 terá grade de aplicativos personalizável e um melhor suporte a vários monitores, de acordo com o desenvolvedor Georges Basile.

O GNOME 3.38 entrou nos estágios beta de desenvolvimento há algumas semanas, junto com o estágio de Congelamento de Recursos, o que significa que nenhum novo recurso será adicionado.

Apesar disse, não sabíamos muito sobre esses novos recursos, até agora. O desenvolvedor Georges Basile Stavracas Neto compartilhou uma primeira olhada sobre os novos recursos da interface GNOME Shell e janela Mutter e gerenciador de composição no próximo lançamento do GNOME 3.38, e cara, eles são grandes.

GNOME 3.38 terá grade de aplicativos personalizável e um melhor suporte a vários monitores

GNOME 3.38 terá grade de aplicativos personalizável e mais

A primeira grande grande mudança no GNOME 3.38 será a capacidade de personalizar a grade de aplicativos.

Sim. Os usuários finalmente poderão criar pastas arrastando ícones de aplicativos uns sobre os outros, mover aplicativos entre pastas, bem como reordenar aplicativos dentro da grade de aplicativos. Confira no vídeo abaixo.


O GNOME 3.38 também terá um melhor suporte a vários monitores, graças à implementação de um novo frame clock que não permitirá mais que monitores com diferentes taxas de atualização e tempos interfiram uns com os outros. Mais detalhes sobre isso estão disponíveis nesse endereço.

Outro novo recurso interessante será a capacidade do Mutter de ignorar o compositor ao executar no Wayland. O que isso significa para o usuário final é o uso reduzido de CPU e GPU, o que deve levar a um aumento dramático no desempenho.

No entanto, Georges Basile Stavracas Neto diz que “os resultados variam de hardware para hardware”.

Como você deve ter ouvido nos meus artigos anteriores sobre o GNOME 3.38, também haverá algumas melhorias significativas no screencasting, especialmente para o screencasting de janelas.

O gravador de tela embutido do GNOME agora é um serviço de sistema autônomo, então a gravação de tela será significativamente mais suave, especialmente no Wayland.

Entre outras mudanças dignas de nota, o menu Desligar/Sair foi atualizado mais uma vez para tornar ainda mais fácil para os usuários reiniciar ou desligar o computador, o miniaplicativo do Calendário recebeu uma série de melhorias visuais para exibir eventos no calendário e controles dos pais estão melhor integrados para tornar mais fácil para os pais ou professores limitar o acesso a determinados aplicativos para crianças.

Mas isso não é tudo, já que o ambiente de desktop GNOME 3.38 promete ainda mais novos recursos e melhorias em todos os seus componentes, e será revelado na próxima semana quando o lançamento final chegar às ruas, em 16 de setembro.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 171

Deixe um comentário

Sair da versão mobile