E foi lançado o GNOME 3.38.5 com mais correções de bugs e várias melhorias. Confira as novidades dessa importante atualização.
O GNOME é um projeto de software livre responsável pelo Ambiente de Trabalho GNOME, para os usuários, e pela Plataforma de Desenvolvimento GNOME, para os desenvolvedores.
Agora, o Projeto GNOME anunciou hoje através de Michael Catanzaro a disponibilidade geral do GNOME 3.38.5 como o quinto lançamento pontual da última série estável de ambientes de desktop GNOME 3.38.
Novidades do GNOME 3.38.5
Vindo um mês após o lançamento pontual do GNOME 3.38.4, que provavelmente a maioria de vocês já está usando em suas distros Linux, a atualização do GNOME 3.38.5 está aqui com mais correções de bugs e várias melhorias para tornar a série de ambientes de desktop GNOME 3.38 mais estável, seguro e confiável.
Entre as mudanças incluídas neste lançamento pontual, há suporte para lidar com mudanças de monitor durante screencasts em Mutter, a capacidade de definir a resolução para scanners Epson em Simple Scan, melhor suporte para Firefox Sync no Epiphany e congelamentos aprimorados ao alternar entre espaços de trabalho.
Por ser uma versão de correção de bugs, vários problemas e travamentos foram corrigidos, como janelas X11 recém-abertas sendo invisíveis na Visão geral de atividades, tempos de quadro fazendo com que os clientes X11 travem, aplicativos de tela inteira bloqueando a animação de troca de espaço de trabalho, captura travada após área com falha capturas de tela, diálogo Polkit travado ao usar autenticação sem senha e uma falha após arrastar a visualização da janela de um segundo monitor.
GNOME 3.38.5 também adiciona ícones de fallback X11 ausentes, muda a lógica de escolha de ícone para preferir dados de imagem ou ou dica de caminho de imagem em vez de ícone de aplicativo em notificações, corrige bloqueio de pop-up agressivo e perda de estado de sessão no fechamento de janela com processo da web não responsivo no Epiphany e desativa o buffer de sombra em buffer duplo em Mutter.
Claro, várias traduções de idiomas também foram atualizadas.
GNOME 3.38 ainda é a versão mais recente do popular ambiente de desktop Linux, usado por padrão em várias distribuições Linux, e terá suporte com atualizações de manutenção por mais alguns meses após o lançamento do GNOME 40, que será anunciado amanhã, 24 de março de 2021.
Como instalar ou atualizar o GNOME
A maioria dos pacotes do lançamento pontual do GNOME 3.38.5 já chegaram aos repositórios de software estáveis de muitas distribuições Linux populares, incluindo Arch Linux, Fedora Linux, Ubuntu, openSUSE e outros, então atualize suas instalações o mais rápido possível receber as melhorias mencionadas.
Os mantenedores do sistema operacional Linux e usuários avançados do Linux que desejam compilar a versão GNOME 3.38.5 por conta própria, podem usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream ou os pacotes individuais dos fontes.
Também será possível instalar vários aplicativos e componentes do GNOME 3.38.5 no Flathub, mas eu recomendo que você atualize a partir dos repositórios estáveis da sua distribuição.
Geralmente, o Arch Linux é um dos primeiros a enviar o GNOME mais recente em seus repositórios, e muitas outras distribuições farão o mesmo nas próximas semanas.