GNOME 3.37.2 lançado como o segundo beta do futuro GNOME 3.38

O Projeto GNOME lançou o segundo beta do futuro ambiente de desktop GNOME 3.38, o GNOME 3.37.2. Confira as novidades desse release.

O GNOME é um projeto de software livre responsável pelo Ambiente de Trabalho GNOME, para os usuários, e pela Plataforma de Desenvolvimento GNOME, para os desenvolvedores.

Há apenas um mês, a equipe de desenvolvedores por trás de um dos ambientes gráficos mais populares do mundo Linux lançou a última versão estável, com alterações que, acima de tudo, melhoravam sua confiabilidade e estabilidade.

Algumas horas atrás, o que eles lançaram é outra versão secundária, mas de uma entrega que está atualmente na versão beta. Estamos falando do GNOME 3.37.2, que também recebe outro nome.

O projeto GNOME e outros como o KDE nomeiam as versões de seus ambientes gráficos de uma maneira um tanto peculiar.

O GNOME 3.37.2 é na verdade a segunda revisão do que também poderíamos chamar de GNOME 3.38 Beta.

Novidades do GNOME 3.37.2

GNOME 3.37.2 lançado como o segundo beta do futuro GNOME 3.38

Como uma versão de teste e de ponto, as alterações foram introduzidas, mas a maioria delas veio melhorar o que existe.

Abaixo está uma lista de alterações que vieram para o GNOME 3.37.2 ou 3.38 Beta 2.

  • O GNOME Shell tem a nova capacidade de sinalizar aplicativos para sempre serem executados em GPUs discretas por meio da nova opção de arquivo do iniciador .desktop.
  • O Mutter tem suporte para o protocolo de seleção principal para Wayland, detecção de modo de toque para o back-end X11 e várias outras correções e melhorias.
  • O navegador Epiphany viu várias melhorias, incluindo uma caixa de diálogo do gerenciador de senhas reprojetada, suporte ao script do usuário, suporte à importação de senhas do Chrome / Chromium, arrastar e soltar do suporte ao popover de download e várias outras melhorias e correções.
  • O GDM agora habilita os gráficos Wayland no Cirrus. Há também uma solução da Área de trabalho remota do Chrome e outras soluções.
  • O GNOME Maps agora suporta sandbox na exibição da Web WebKit nas configurações da conta do OpenStreetMap.
  • Muitas melhorias de acessibilidade do Orca.
  • Cogl corrigiu a compilação nos cabeçalhos EGL da biblioteca GLVND.

Para saber mais sobre essa versão do GNOME, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o GNOME 3.37.2

Se você deseja compilar o GNOME 3.37.2, use o snapshot oficial do projeto BuildStream ou os pacotes de código fonte.

O Projeto GNOME recomenda a todos os mantenedores de distribuição Linux que entregam o GNOME 3.37 que atualizem para esta versão o mais rápido possível.

Provavelmente, o Arch Linux será um dos primeiros a enviar o GNOME 3.37.2 em seus repositórios, e muitas outras distribuições farão o mesmo nas próximas semanas.

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile