GNOME 3.36 está disponível para testes beta públicos

E o GNOME 3.36 está disponível para testes beta públicos, sob o manto do GNOME 3.35.90. Confira os detalhes dessa importante atualização.

Iniciado em outubro de 2019, o ciclo de desenvolvimento do ambiente de desktop GNOME 3.36 está chegando ao fim, pois a equipe de desenvolvimento lançou a primeira versão beta para testes públicos, disponível para todos que desejam experimentá-lo sob o guarda-chuva do GNOME 3.35.90.

GNOME 3.36 está disponível para testes beta públicos

Sim, com apenas um mês para o seu lançamento final, o próximo ambiente de desktop GNOME 3.36 já está disponível para testes beta públicos.

GNOME 3.36 está disponível para testes beta públicos

A versão beta do GNOME 3.36 de hoje também marca o API/ABI Freeze, Feature Freeze e UI Freeze, o que significa que nenhuma funcionalidade ou alteração na interface será feita sem a aprovação da equipe de lançamento do GNOME.

Você pode testar esta versão beta baixando os tempos de execução Flatpak correspondentes do Flathub, o instantâneo oficial do projeto BuildStream, os pacotes de código fonte ou a imagem experimental para VM.

A segunda versão beta (GNOME 3.35.91) será lançada ainda este mês em torno de 15 de fevereiro, seguida pelo marco Release Candidate (RC) (GNOME 3.35.92) em 29 de fevereiro.
Recursos do GNOME 3.36

O GNOME 3.36 é uma versão importante que promete muitos novos recursos e melhorias, incluindo um daemon de proteção USB, uma atualização da caixa de diálogo Configuração Inicial do GNOME, uma redefinição da caixa de diálogo Desligar com opções de suspensão e logout mais visíveis e uma experiência Shell muito mais refinada.

A funcionalidade Não perturbe agora está profundamente integrada na interface do usuário com uma nova opção no popover de notificações, enquanto um ícone é exibido na área da bandeja do sistema sempre que a função está ativada.

Outra mudança interessante é chamada de “verificação de senha”, que permite que os usuários visualizem o texto da senha nas caixas de diálogo do sistema, a maioria das quais foi redesenhada para parecer melhor e ser mais consistente.

No entanto, parece que a estrela desta versão é o GNOME Control Center, que foi bastante aprimorado com a capacidade de mostrar pacotes Snap instalados, os novos switches “Executar em segundo plano” e “Definir plano de fundo da área de trabalho” para aplicativos, novo agrupamento de painéis da barra lateral e pedido, bem como suporte a SAE (System Architecture Evolution).

Além disso, as configurações de Privacidade foram gastas para permitir ao usuário controlar melhor o acesso do aplicativo ao microfone, câmera etc., e o painel Sobre foi ligeiramente redesenhado para mostrar informações sobre o servidor de exibição que você está usando (X11 ou Wayland).

A versão final do ambiente de desktop GNOME 3.36 está prevista para 11 de março de 2020. O Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) será uma das primeiras distribuições Linux a serem lançadas com o GNOME 3.36 em 23 de abril.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 210

Os comentários estão encerrado.

Sair da versão mobile