O Projeto GNOME anunciou o lançamento dO terceiro point release de seu ambiente de desktop, o GNOME 3.36.3. Confira as novidades e veja a melhor maneira de instalar.
O GNOME é um projeto de software livre responsável pelo Ambiente de Trabalho GNOME, para os usuários, e pela Plataforma de Desenvolvimento GNOME, para os desenvolvedores.
Agora, Jordan Petridis, do GNOME Release Team, anunciou a disponibilidade geral do GNOME 3.36.3 como o terceiro point release da última série de ambientes de desktop GNOME 3.36.
Novidades do GNOME 3.36.3 Gresik
Vindo cinco semanas após o GNOME 3.36.2, a atualização estável do GNOME 3.36.3 continua corrigindo bugs, atualizando traduções e adicionando vários outros aprimoramentos menores ao ambiente de área de trabalho do GNOME 3.36, na tentativa de oferecer aos usuários uma versão mais estável e confiável.
Como esperado em qualquer versão pontual, o GNOME 3.36.3 corrige vários bugs relatados pelos usuários desde versões anteriores em vários componentes e aplicativos e atualiza muitas traduções de idiomas.
Mas também existem algumas melhorias. Por exemplo, o gerenciador de janelas Mutter adiciona um melhor screencast do monitor no X11, implementa a detecção no modo de toque para o back-end do X11 e remove a detecção de teclado externo das heurísticas no modo de toque.
A interface do usuário do GNOME Shell também recebeu algumas correções, para os chamados controles de mídia “fantasma”, um problema com o recurso Não perturbe que redefine sua configuração na inicialização, bem como para ícones de fallback distorcidos na barra superior.
Além disso, o Shell do GNOME agora apresenta um tempo limite reduzido para rolagem no modo Visão geral, só inicia as unidades systemd quando são executadas no systemd, atualiza os desvios dos relógios mundiais quando o fuso horário muda e permite atualizações apenas para extensões que não são armazenadas em cache.
Outro aplicativo que recebeu melhorias significativas é o GNOME Boxes, que agora desativa a criação de máquinas virtuais com firmware EFI, atualiza a sensibilidade da opção “Enviar arquivo” quando o agente do usuário está conectado, corrige problemas de cancelamento de criação de VM no assistente de criação de máquinas, e melhora a compatibilidade do GCC 10 para compilações Flatpak.
Entre outras mudanças dignas de nota, o mecanismo de pesquisa Tracker agora trabalha com o gerenciador de arquivos Nautilus em mais localidades, o aplicativo Simple Scan não oferece mais aos usuários a possibilidade de digitalizar se não houver dispositivo detectado, e o aplicativo GNOME Logs tem um novo ícone do aplicativo noturno.
Como instalar ou atualizar o GNOME 3.36.3 Gresik
Embora o GNOME 3.36.3 tenha sido lançado oficialmente, levará um certo tempo para as distribuições Linux disponibilizarem os pacotes em seus repositórios de software, que é a maneira recomendada de instalar o ambiente de desktop.
A versão GNOME 3.36.3 está disponível para download agora para integradores de sistemas operacionais Linux como um instantâneo oficial do projeto BuildStream ou como pacotes de código fonte nesse endereço.
O Projeto GNOME recomenda todas as distribuições que enviam a versão GNOME 3.36 para atualizar para a versão 3.36.3 o mais rápido possível.
Os runtimes do GNOME 3.36 Flatpak também foram atualizados, para que você também possa instalar a versão mais recente do Flathub.
Se você estiver usando o ambiente de área de trabalho GNOME 3.36 em sua distribuição Linux, fique de olho nos repositórios de software estáveis dos últimos pacotes 3.36.3 e atualize imediatamente.
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
- Como instalar o visualização de imagens JimboDICOMViewer no Linux via Snap