Jakub Steiner, designer do GNOME, anunciou que o futuro GNOME 3.32 terá um novo e radical estilo de ícone. Confira os detalhes dessa empolgante novidade.
- GNOME Shell Vanilla no Ubuntu e derivados? Veja como instalar
- Encaixe as janelas nos cantos do Ubuntu usando o WinTile
- Como alterar a velocidade das animações no Ubuntu 20.04 e superior
O próximo ambiente de desktop GNOME 3.32, com lançamento previsto para meados de março, virá com uma infinidade de novidades e melhorias em seus aplicativos padrão, obras de arte e componentes principais, incluindo um novo estilo radical de ícones.
GNOME 3.32 terá um novo e radical estilo de ícone
Além do tema padrão um pouco reformulado, parece que o ambiente de desktop GNOME 3.32 virá com um “novo e radical estilo de ícone”, junto com novas diretrizes para desenvolvedores de aplicativos para fornecer um estilo de ícone mais unificado no ecossistema do GNOME.
O designer do GNOME, Jakub Steiner, escreveu em seu artigo mais recente sobre as melhorias necessárias para incluir o estilo de ícones reformulados por padrão na versão GNOME 3.32 do ambiente de desktop de código aberto usado por vários sistemas operacionais baseados em Linux, incluindo o Ubuntu.
Steiner disse o seguinte:
“Um dos principais objetivos do projeto para o GNOME nos últimos anos foi capacitar os desenvolvedores de aplicativos. Assim como o Builder oferece um fluxo de trabalho de desenvolvimento contínuo e o Flatpak permite a distribuição direta, essa iniciativa significa tornar bons ícones mais acessíveis para mais aplicativos.”
O novo estilo de ícone contará com vários componentes para torná-lo acessível aos recém-chegados que desejam projetar ícones para o ecossistema do GNOME, incluindo uma grade, uma nova paleta de cores, bem como um conjunto de formas de base recomendadas.
O Human Interface Guidelines (HIG) também foi atualizado com mais detalhes sobre como projetar ícones de aplicativos.
Com o novo estilo de ícone, Jakub Steiner introduziu um novo aplicativo chamado Icon Preview, criado por Zander Brown, que promete tornar o fluxo de trabalho mais rápido e suave, permitindo que os designers iniciem rapidamente a partir de um modelo, visualizando os ícones em vários contextos.
O Icon Preview também permite que você exporte seus ícones no formato SVG para uso em aplicativos, mas esse recurso está chegando em uma versão futura, diz Jakub Steiner, que recebe designers gráficos que desejam contribuir com o novo estilo de ícone do GNOME para se juntar à equipe.
O ambiente de trabalho GNOME 3.32 estará disponível a partir de 13 de março de 2019.