GNOME 3.30 já está disponível no Flathub como Runtime Flatpak

O Projeto GNOME anunciou que o GNOME 3.30 já está disponível no Flathub como Runtime Flatpak. Confira os detalhes dessa novidade.


O Runtime (ou tempo de execução) é o conjunto de recursos padrão que pode ser usado para qualquer aplicativo e contém um conjunto de bibliotecas e serviços essenciais, incluindo D-Bus, GLib, Gtk3, PulseAudio, X11 e Wayland.
GNOME 3.30 já está disponível no Flathub como Runtime Flatpak

O tempo de execução do GNOME é apropriado para qualquer aplicativo que use a plataforma GNOME. Ele é baseado no tempo de execução do Freedesktop e adiciona a plataforma GNOME aos aplicativos que precisam dele.

GNOME 3.30 já está disponível no Flathub como Runtime Flatpak

Abderrahim Kitouni, do Projeto GNOME, anunciou recentemente que o mais novo ambiente de desktop GNOME 3.30 está disponível no repositório Flathub como Runtime Flatpak, para instalação em distribuições Linux que suportam Flatpak.

Apelidado de “Almeria”, nome a cidade anfitriã da conferência GUADEC 2018, o ambiente de desktop GNOME 3.30 foi lançado no dia 5 de setembro de 2018, com vários novos recursos e muitas melhorias para os fãs do ambiente GNOME, que é usada por padrão em dezenas de distribuições Linux, incluindo o Ubuntu.

Mas o ambiente de trabalho GNOME não é um projeto pequeno, então leva algumas semanas para chegar aos repositórios de software de várias distros populares.

Isso geralmente acontece quando o primeiro lançamento do ponto, o GNOME 3.30.1 neste caso, é lançado, o que aconteceu na semana passada.

E agora, o ambiente está disponível para instalação como Runtime Flatpak do repositório Flathub.

Representando o GNOME Release Team, Abderrahim Kitouni disse o seguinte:

“A história do flatpak para o GNOME 3.30 não foi muito fácil, pois nos afastamos da construção dos Runtime do gnome-sdk-images para o gnome-build-meta baseado em BuildStream e passamos do freedestkop-sdk 1.6 para 18.08. A espera é agora, já que os Runtime flatpack do GNOME 3.30 estão agora disponíveis no flathub.”

Se os pacotes GNOME 3.30 ainda não chegaram nos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição Linux favorita, agora há uma maneira fácil de instalá-lo usando o formato binário universal conhecido como Flatpak, que permite que os desenvolvedores de aplicativos distribuam seus aplicativos em vários sistemas operacionais Linux.

E o GNOME 3.30 está agora no repositório Flathub, a loja de aplicativos para pacotes Flatpak.

De acordo com o site Softpedia, se você deseja instalar o ambiente de desktop GNOME 3.30 agora mesmo em sua distro favorita, configure seu sistema operacional para Flatpaks com o comando: flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo.

Caso ainda não tenha o suporte a Flatpak em seu sistema, use o tutorial abaixo:
Como instalar o suporte a Flatpak no Linux sem complicações

As distribuições suportadas incluem o Ubuntu, o Fedora, o Linux Mint, o OpenSuSE, o Red Hat Enterprise Linux, o CentOS, o Arch Linux, o Debian, o Gentoo, o Solus, o Endless OS, o Alpine Linux, o Mageia, o elementar, o Raspbian e o Pop!_OS.

Para completar a configuração, você terá que reiniciar seu sistema. Com o repositório oficial do Flathub instalado, agora você pode instalar os pacotes GNOME 3.30 em sua distribuição Linux usando o gerenciador de pacotes Flatpak.

Alguns dos pacotes já estão na versão 3.30.1, mas serão atualizados automaticamente para as versões mais novas à medida que forem disponibilizadas no Flathub.

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile