Apesar de rodar um Linux completo, muitos usuários quer ter o básico, e para esses, o Glodroid permite usar o Android 12 no PinePhone.
Um ponto-chave de venda do PinePhone é que o telefone de US$ 150 é um dos poucos smartphones projetados para oferecer suporte a sistemas operacionais livres e de código aberto que usam um kernel Linux principal.
Mas isso não significa que não funcione no Android.
Os desenvolvedores do GloDroid vêm construindo ROMs do Android para o telefone nos últimos dois anos e, nesta semana, a equipe lançou o GloDroid v.0.7.0 que traz o Android 12 para o PinePhone e outros dispositivos compatíveis.
Glodroid permite usar o Android 12 no PinePhone
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que este é um software de pré-lançamento e “quase nada funciona ainda” no PinePhone.
Um vídeo de demonstração recente do GloDroid 0.7.0 mostra que o sistema operacional básico é executado no PinePhone.
A tela de bloqueio do Android 12, a tela inicial, o iniciador de aplicativos e os menus de configurações estão todos funcionais. Só não espere que recursos sofisticados, como som, funcionem.
Ainda assim, embora o PinePhone se destaque no espaço dos smartphones modernos em grande parte graças ao seu suporte Linux de linha principal, é um dispositivo desbloqueado e hackável que pode suportar uma ampla gama de sistemas operacionais, até mesmo o Android.
GloDroid é baseado no código do Android Open Source Project e, além do PinePhone, o sistema operacional suporta o tablet PineTab da Pine64, bem como computadores de placa única, incluindo o Raspberry Pi 4 e o OrangePi PC Plus.
Se você quiser dar uma olhada no software, pode encontrar a versão mais recente no GitHub.