Em um movimento estratégico, o GitHub comprou o NPM e o integrará à plataforma. Confira os detalhes dessa importante aquisição.
para quem ainda não conhece, o npm é um gerenciador de pacotes para a linguagem de programação JavaScript. É o gerenciador de pacotes padrão para o ambiente de tempo de execução JavaScript Node.js.
O GitHub, o repositório de desenvolvedores de propriedade da Microsoft, anunciou há alguns dias que fez a compra do popular gerenciador de pacotes JavaScript “NPM”. Essa transação foi realizada assinando um contrato de compra por um valor não revelado.
GitHub comprou o NPM e o integrará à plataforma
O GitHub disse que os desenvolvedores que usam o registro público para o npm podem continuar a usá-lo gratuitamente. A estrutura decidiu se concentrar em três áreas após a conclusão da operação de compra.
“Npm é uma parte essencial do mundo JavaScript. O trabalho da equipe npm nos últimos 10 anos e as contribuições de centenas de milhares de desenvolvedores e mantenedores de código aberto permitiram que o npm hospedasse mais de 1,3 milhão de pacotes com 75 bilhões de downloads por mês.”
“Juntos, eles ajudaram o JavaScript a se tornar o maior ecossistema de desenvolvedores do mundo.”“No GitHub, temos a honra de fazer parte do próximo capítulo da história da NPM e de ajudar a continuar a evoluir para atender às necessidades da comunidade JavaScript em rápido crescimento.”
Entre as áreas em que a equipe do GitHub se concentrará, estão:
Infraestrutura e plataforma de registro
“O ecossistema JavaScript é enorme e está crescendo rapidamente. Você precisa de um registro sólido. Faremos os investimentos necessários para garantir que o npm seja rápido, confiável e escalável.”
Melhorar a experiência básica
“Trabalharemos para melhorar a experiência diária de desenvolvedores e mantenedores e apoiaremos o excelente trabalho já iniciado na CLI npm v7, que continuará sendo gratuito e de código aberto. Alguns dos recursos mais importantes nos quais estamos interessados são os espaços de trabalho e as melhorias na autenticação de múltiplos fatores e na experiência de publicação.”
Compromisso da comunidade
“Vamos nos envolver ativamente com a comunidade JavaScript para obter suas idéias e ajudar a definir o futuro da NPM.”
No futuro, a empresa planeja integrar o GitHub e o npm para melhorar ainda mais a segurança e permitir que os desenvolvedores monitorem de perto os pacotes npm a partir de suas solicitações pull.
Para clientes pagantes do npm Pro, Teams e Enterprise, o GitHub planeja permitir que esses usuários movam seus pacotes privados do npm para os pacotes do GitHub.
Nat Friedman, CEO do Github, que fez o anúncio em um post do blog, escreveu que o lugar do npm na comunidade de código aberto e seu extenso registro de pacotes JavaScript eram uma das principais razões para a compra.
A Microsoft é apenas uma das muitas empresas de tecnologia que aumentaram seu foco no código aberto nos últimos anos, seguindo a crença de que, ao adotar uma estratégia de código aberto, atrairão mais desenvolvedores.
Essa crença parece coincidir com algumas estatísticas recentes. Um estudo de 2019 patrocinado pela Red Hat disse que 69% dos líderes de TI acreditam que o código aberto é muito importante para as empresas e 68% disseram que aumentaram o uso do código aberto nos 12 meses anteriores ao estudo.
Friedman explicou que seus três objetivos mais importantes, assim que o negócio terminar, serão investir na infraestrutura e na plataforma de registro, melhorar a experiência principal e se envolver com a comunidade.
“A longo prazo, integraremos o GitHub e o npm para melhorar a segurança da cadeia de suprimentos de software de código aberto e permitir que você acompanhe uma alteração de uma solicitação pull do GitHub para a versão do pacote npm que a corrigiu.”
Os clientes pagos existentes que já usam o npm Pro, Teams e Enterprise para hospedar registros particulares não sofrerão alterações no serviço.
Friedman também observou que a empresa investirá pesadamente nos pacotes GitHub como um registro de pacotes multilíngues totalmente integrado ao GitHub e, ainda este ano, permitirá que os clientes pagantes da NPM movam seus pacotes privados NPM para os pacotes GitHub.
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE