Git 2.46 lançado com várias melhorias

E foi lançado o Git 2.46 com várias melhorias, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Um sistema de controle de versão permite organizar o ciclo de desenvolvimento de um aplicativo em geral. De todos eles, o Git é um dos mais populares e tem o melhor suporte dos desenvolvedores.

O Git é um dos sistemas de controle de versão mais populares, confiáveis ​​e de alto desempenho, além de fornecer ferramentas de desenvolvimento não-linear baseadas em mesclagem e versões flexíveis.

Para garantir a integridade do histórico e a resistência a alterações retrospectivas, o hash implícito de todo o histórico anterior é usado em cada confirmação, e as assinaturas digitais de desenvolvedores e confirmações individuais de tags também podem ser verificadas.

Agora, o Git 2.46 foi lançado como a atualização de recurso mais recente desse sistema de controle de revisão distribuído amplamente usado.

Novidades do Git 2.46

Git 2.46 lançado com várias melhorias

O sistema de controle de revisão distribuído Git 2.46 traz melhor tratamento de erros, análise de cores aprimorada, novas opções globais, atualizações para referências simbólicas e muito mais.

As melhorias no tratamento de erros são uma das coisas que imediatamente saltam aos olhos. Notavelmente, esta versão refina o feedback fornecido durante erros comuns, como erros tipográficos em comandos, fornecendo respostas mais precisas e menos prolixas.

Além disso, a atualização aprimorou vários recursos existentes e introduziu novas funcionalidades que fornecem mais flexibilidade e controle:

  • git format-patchcomando agora é mais personalizável com uma --rfcopção que permite aos usuários substituir o rótulo padrão “RFC” para atender melhor às suas necessidades de documentação.
  • O script de conclusão de linha de comando foi aprimorado para dar melhor suporte à conclusão do git symbolic-refcomando. Além disso, o Git 2.46 introduziu a capacidade de incluir atualizações para refs simbólicas como parte de transações de ref.
  • Os processos de autenticação foram reforçados com suporte para esquemas de autenticação modernos, como Bearer e NTLM, aumentando a segurança além dos métodos tradicionais.
  • A personalização estética das operações do Git foi expandida por meio de recursos aprimorados de análise de cores, agora com suporte a cores RGB de 12 bits.

Por baixo dos panos, o Git 2.46 traz melhorias significativas para os processos de backend:

  • A mudança para um backend “confiável” para armazenamento de referência anuncia uma abordagem de gerenciamento de dados mais eficiente que visa melhorar a velocidade e a confiabilidade.
  • Os aprimoramentos na funcionalidade do script incluem uma nova --no-adviceopção global que suprime mensagens de aviso, tornando os scripts mais limpos e diretos.

No lado das correções de bugs, o Git 2.46 aborda vários problemas para suavizar a experiência do usuário:

  • A função rebase foi ajustada para garantir que os detalhes de aprovação sejam adicionados corretamente aos commits após resoluções de conflitos.
  • A integração com interfaces de linha de comando, particularmente Zsh, foi refinada para eliminar falhas anteriores, melhorando a experiência de script.

Por fim, a nova versão introduz uma ferramenta interessante chamada git contacts. Ela foi projetada para auxiliar novatos e outros contribuidores da comunidade Git, facilitando a localização de pessoas apropriadas para revisar seus patches.

Mais detalhes sobre o Git 2.45 leia o anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Git

Se você deseja atualizar ou instalar esta ferramenta, precisamos apenas abrir um terminal em nosso sistema e digitar um dos seguintes comandos.
Debian/Ubuntu
sudo apt-get install git

Fedora
sudo dnf install git

Gentoo
emerge --ask --verbose dev-vcs/git

Arch Linux
sudo pacman -S git

openSUSE
sudo zypper install git

Mageia
sudo urpmi git

Alpine
sudo apk add git

Ou

Para instalar a versão mais recente do Git nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a última versão do Git no Debian ou Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do GIT no CentOS, RHEL e derivados

Sair da versão mobile