E foi lançado o Git 2.40 com novos recursos e correções de bugs, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Um sistema de controle de versão permite organizar o ciclo de desenvolvimento de um aplicativo em geral. De todos eles, o Git é um dos mais populares e tem o melhor suporte dos desenvolvedores.
O Git é um dos sistemas de controle de versão mais populares, confiáveis e de alto desempenho, além de fornecer ferramentas de desenvolvimento não-linear baseadas em mesclagem e versões flexíveis.
Para garantir a integridade do histórico e a resistência a alterações retrospectivas, o hash implícito de todo o histórico anterior é usado em cada confirmação, e as assinaturas digitais de desenvolvedores e confirmações individuais de tags também podem ser verificadas.
Agora, o Git 2.40 foi lançado como a atualização de recurso mais recente desse sistema de controle de revisão distribuído amplamente usado.
Novidades do Git 2.40
Sim. Após três meses de desenvolvimento, foi anunciado o lançamento da nova versão do popular sistema de controle de código-fonte, o Git 2.40.
Comparado à versão anterior, 472 alterações na nova versão foram aceitas, preparadas com a participação de 88 desenvolvedores, dos quais 30 participaram do desenvolvimento pela primeira vez.
Das alterações mais importantes desta nova versão, podemos descobrir que no Git 2.40 o suporte para o editor do EMACS para o script git-jump foi adicionado, além do editor VIM anteriormente compatível.
git-jump é usado para passar informações de posição em um arquivo para um editor de texto para navegação rápida e pule para a edição de código em um local específico.
O git-jump envolve outros comandos git, como o Git Grep, e alimenta seus resultados na lista de soluções VIM Fast Solutions.
Por exemplo, o git-jump pode ser usado para alterar o editor entre as linhas resultantes da análise de conflitos combinados, a avaliação das diferenças e a realização de pesquisas (você pode fazer ‘git jump grep foo
‘ e depois pular rapidamente entre o posições onde aparece a máscara “foo
“).
-s” y “–batch-check” junto con “–use-mailmap
Outra das mudanças que se destacam é em ‘git cat-file
‘ fornece suporte para usar as opções ‘-s
‘ e ‘--batch-check
‘ junto com ‘--use-mailmap
‘ para determinar corretamente o tamanho do objeto, tendo na contagem, a substituição do identificador com base nos links de email especificados no arquivo de mapa de correio (anteriormente, a opção ‘--use-mailmap
‘ afetou apenas a saída do conteúdo, mas não levou em consideração que os pares de nome/e email antigo e substituídos pode terem tamanhos diferentes).
A opção ‘--source
‘ para o ‘git check-attr
‘ Git “foi adicionado para selecionar uma árvore com o arquivo ‘.gitattributes
‘ necessário, que será usado para determinar os atributos reais na presença de vários arquivos ‘.gitattributes
‘ no repositório.
A implementação do comando ‘git bisect
‘ foi reescrita em C e ingressou no executável principal do Git (o comando foi implementado anteriormente como um script de shell).
A implementação anterior de ‘git add –interactive
‘ foi eliminada (no Git 2.26, foi oferecida uma versão C integrada, mas a implementação anterior da Shell ainda estava disponível e controlada pela configuração add.interactive.useBuiltin).
Como esse valor predeterminado tem sido ‘true
‘ desde a versão 2.37, o projeto Git decidiu que é hora de concluir e reduzir a pegada de scripts herdados.
Das outras mudanças que se destacam da nova versão do Git 2.40, temos:
- A opção ‘
--merge-base
‘ para o comando ‘git merge-tree
‘ foi adicionada. - A opção ‘
abbrev=
‘ para o comando ‘git range-diff
‘foi adicionada. - A capacidade de cancelar o editor da lista para o modo interativo do comando de reorganização foi adicionado ao configurar a variável GIT_SEQUENCE_EDITOR através do comando ‘
git var
‘, semelhante a ‘git var GIT_EDITOR
‘. - O suporte para senhas expiradas ao subsistema da conta foi adicionado.
- Os scripts de terminação de entrada para Bash implementam um modo que não distingue entre maiúsculas e minúsculas.
Por fim, existem algumas melhorias ocultas na infraestrutura Git IC. O GIT possui um punhado de compilações específicas de IC de janelas de execução prolongadas que foram desativadas nesta versão (fora do repositório Git-For-Windows).
Se for um desenvolvedor do GIT, isso significa que suas execuções de IC devem ser concluídas mais rapidamente e consumir menos recursos por inserção.
Mais detalhes sobre o Git 2.40 leia o anúncio de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Git
Se você deseja atualizar ou instalar esta ferramenta, precisamos apenas abrir um terminal em nosso sistema e digitar um dos seguintes comandos.
Debian/Ubuntu
sudo apt-get install git
Fedora
sudo dnf install git
Gentoo
emerge --ask --verbose dev-vcs/git
Arch Linux
sudo pacman -S git
openSUSE
sudo zypper install git
Mageia
sudo urpmi git
Alpine
sudo apk add git
Ou
Para instalar a versão mais recente do Git nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a última versão do Git no Debian ou Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do GIT no CentOS, RHEL e derivados