E foi lançado o Git 2.30 em preparação para a mudança do branch padrão main. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Um sistema de controle de versão permite organizar o ciclo de desenvolvimento de um aplicativo em geral. De todos eles, o Git é um dos mais populares e tem o melhor suporte dos desenvolvedores.
O Git é um dos sistemas de controle de versão mais populares, confiáveis e de alto desempenho, além de fornecer ferramentas de desenvolvimento não-linear baseadas em mesclagem e versões flexíveis.
Para garantir a integridade do histórico e a resistência a alterações retrospectivas, o hash implícito de todo o histórico anterior é usado em cada confirmação, e as assinaturas digitais de desenvolvedores e confirmações individuais de tags também podem ser verificadas.
Agora, foi lançada mais uma importante atualização desse poderoso software, o Git 2.30.
Novidades do Git 2.30
No início de 2020, o lançamento do Git 2.28 trouxe o suporte para um nome de branch configurável/padrão para substituir o uso “master” que era o comportamento padrão até este ponto.
Essa opção configurável tem funcionado bem para aqueles que desejam alterar o branch padrão do Git de “master” para “main” ou “default”.
O próprio Git tem trabalhado nessa transição para o nome “main” e, com o Git 2.30, algumas atualizações em torno de seus testes internos para acomodar a eventual mudança.
Entre os projetos que estão mudando para usar o nome de branch padrão “main” em vez do “master” existente estão os projetos LLVM, os repositórios hospedados do Fedora, Mesa e muitos outros que estão planejando migrar ou já migraram.
Espera-se que projetos adicionais sigam o exemplo assim que o GitHub lançar seus novos recursos para aprimorar esse fluxo de trabalho.
O Git 2.30 também possui uma variedade de outras mudanças. Os destaques deste lançamento incluem:
- Ajustando os próprios testes do Git para que funcionem bem quando o nome do branch inicial padrão é “main” em oposição a “master”. Tudo isso é uma preparação para a mudança do nome do branch padrão do Git para principal.
- Atualizações de Userdiff para PHP/Rust/CSS.
- O arquivo Git agora permite níveis de compressão superiores a 9 para a saída .tar.gz.
- Manipulação de conclusão de linha de comando atualizada.
- A reescrita do git bisect no código C continua.
- Muitas correções por toda parte.
Para saber mais sobre essa versão do Git, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Git
Se você deseja atualizar ou instalar esta ferramenta, precisamos apenas abrir um terminal em nosso sistema e digitar um dos seguintes comandos.
Debian/Ubuntu
sudo apt-get install git
Fedora
sudo dnf install git
Gentoo
emerge --ask --verbose dev-vcs/git
Arch Linux
sudo pacman -S git
openSUSE
sudo zypper install git
Mageia
sudo urpmi git
Alpine
sudo apk add git
Ou
Para instalar a versão mais recente do Git nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a última versão do Git no Debian ou Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do GIT no CentOS, RHEL e derivados
- Como instalar o visualizador de imagens Pixyne no Linux via Flatpak
- Como instalar o suporte a imagens HEIF e AVIF no Ubuntu e derivados
- Como instalar o conversor de imagens Lenna no Linux via Snap
- Como instalar o editor de imagens RAW Filmulator no Linux via Flatpak