GIMP se parecerá ainda mais com o Photoshop em breve

O projeto GIMP anunciou que as ferramentas serão agrupadas por padrão, ou seja, o GIMP se parecerá ainda mais com o Photoshop em breve. Entenda porque isso pode ser positivo.

Muitos anos atrás, nos primeiro anos de vida do GIMP, sua interface parecia muito confusa. Ter três janelas diferentes não parecia uma boa ideia. E parece que seus desenvolvedores pensaram o mesmo, porque as versões mais recentes já mostram tudo na mesma janela.

GIMP se parecerá ainda mais com o Photoshop em breve
GIMP se parecerá ainda mais com o Photoshop em breve

Podemos pensar que, nesse sentido, eles foram baseados na interface do Photoshop… ou não, mas a verdade é que em breve ainda parecerá muito mais com o famoso software de edição de imagens da Adobe.

No momento, o GIMP tem uma interface muito mais ordenada, mas eles estão trabalhando para ordena-la um pouco mais. Como eles explicam, no momento eles estão desenvolvendo uma alteração ou patch que fará com que as ferramentas sejam agrupadas por função.

Acontece que o projeto GIMP anunciou que em breve as ferramentas serão agrupadas por padrão.

GIMP se parecerá ainda mais com o Photoshop

Sim, em vez de estar em uma caixa, todas as ferramentas estarão em uma coluna, o que também aumentará a área de trabalho. Obviamente, precisaremos de algum tempo para nos acostumarmos e encontrar as ferramentas que estamos procurando.

Confira o anúncio:


 

“Novidade no desenvolvimento: as ferramentas agora serão agrupadas por padrão. O patch foi contribuído por Ell. Estamos pensando em criar um novo layout de janela padrão (semelhante à captura de tela abaixo) e espaços de trabalho nomeados. Compartilhe as capturas de tela de seus designs de janelas personalizadas e diga-nos por que você fez isso.”

Sem mais informações oficiais, não se sabe quando essa novidade estará disponível, mas comenta-se que estará disponível no ramo 2.10. A versão mais atual é o GIMP 2.10.14 e o novo design deve chegar antes do lançamento do GIMP 3.0.

Uma coisa é clara: se queremos instalar a nova versão assim que ela estiver disponível, teremos que usar a versão Flatpak ou adicionar o repositório não oficial e instalá-lo a partir daí, como mostram os tutoriais abaixo. Se usarmos a versão dos repositórios oficiais ou do pacote Snap, teremos que esperar meses:
Como instalar o editor de imagens GIMP no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do GIMP no Ubuntu e seus derivados

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.