Foi lançado o GIMP 3 RC1 com os principais recursos da próxima versão. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar no seu sistema.
O GIMP, ou GNU Image Manipulation Program, é um editor de imagens expansível através de plugins e distribuído gratuitamente para ser usado em tarefas como retoque de fotos, composição de imagem e criação de imagem.
GIMP é um editor de imagens bastante popular no mundo do Linux e talvez a melhor alternativa do Adobe Photoshop, porque, após tantos anos de desenvolvimento, ele alcançou grande aceitação pela comunidade.
Com isso, ele conseguiu se posicionar em um dos aplicativos de edição de imagens que podem ser encontrados em quase todos os repositórios das distribuições Linux.
Além disso, esse editor funciona em vários sistemas operacionais, e é traduzido em muitas línguas.
Mas, mesmo tendo muitos recursos, o Gimp pode ser usado como um simples programa de pintura, um programa de retoque de fotos especialista em qualidade, um sistema de processamento em lote on-line, um processador de imagem de produção em massa ou até como um conversor de formato de imagem, além de diversas outras tarefas.
Agora, os responsáveis pelo desenvolvimento do GIMP anunciaram o lançamento do GIMP 3 RC1.
Novidades do GIMP 3 RC1
Se parece que o próximo grande lançamento do editor de imagens de código aberto GIMP está em andamento há uma eternidade, saiba que a expectativa por sua chegada está aumentando ainda mais — mas a espera logo acabará.
Recentemente, um candidato a lançamento do GIMP 3.0 foi marcado para lançamento.
Isso dá aos criativos ansiosos para ver quais novos recursos Wilber tem guardado para eles a oportunidade de descobrir em primeira mão, com menos bugs e peculiaridades atrapalhando do que as compilações de desenvolvimento e beta.
Este post não fornecerá um resumo detalhado dos melhores novos recursos do GIMP 3.0, pois planejo fazer isso um pouco mais perto do lançamento estável final, pois levará semanas literais vasculhando os anos de registros de alterações para escolher as coisas legais.
Ainda assim, há muitas mudanças que chamam a atenção.
Elas abrangem tudo, desde novas ferramentas de gerenciamento de cores até uma interface de usuário totalmente GTK 3, passando por efeitos de camada não destrutivos, integração aprimorada, opções de encaixe de tela e uma nova opção de “mesclar menu e barra de título” para fãs de CSD.
Além disso, em resposta a uma “reclamação” de longa data de muitos daqueles que migraram do Photoshop e editores de imagem raster semelhantes para o GIMP, o GIMP 3.0 traz um conjunto expandido de opções de seleção de traços — embora ainda não haja como colocar um traço dentro ou fora de uma seleção.
Do jeito que está, o GIMP 3.0 é uma grande atualização para usuários de longa data dessa frequentemente descrita “alternativa gratuita ao Photoshop” (agora ostentando suporte muito melhorado para abrir arquivos PSD, curiosamente).
Além disso, centenas de pequenas mudanças de qualidade de vida estão incluídas. A maioria deles não gerará excitação desenfreada por si só, mas a soma total deles proporcionará uma experiência mais suave e agradável para o usuário final.
Quanto tempo levará para o GIMP 3.0 passar de candidato a lançamento para estável? Se tudo correr bem, não muito tempo (e certamente valerá a pena esperar um pouco mais).
Mas se você estiver feliz em aparar as arestas de última hora, você pode instalar o GIMP 3.0 RC1 baixando o código-fonte e compilando-o manualmente, ou usar o canal --preview/stable
para o GIMP Snap, que você pode instalar no Ubuntu executando:
sudo snap install gimp --channel=preview/stable
Tenha em mente que, embora as compilações candidatas a lançamento sejam geralmente as mesmas da versão estável final, elas continuam sendo um marco de teste, então pode haver alguns problemas que resultem na emissão de um segundo RC no futuro – você sabe de tudo isso, mas eu tenho que dizer.
Para saber mais sobre essa versão do GIMP, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o GIMP
Para instalar a versão mais recente do GIMP nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de imagens GIMP no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do GIMP no Ubuntu e seus derivados
Como instalar a última versão do GIMP no Ubuntu e seus derivados