Foi lançado o GIMP 2.10.10 com novos recursos, otimizações e correções de bugs. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar no seu sistema.
O GIMP, ou GNU Image Manipulation Program, é um editor de imagens expansível através de plugins e distribuído gratuitamente para ser usado em tarefas como retoque de fotos, composição de imagem e criação de imagem.
Esse editor funciona em vários sistemas operacionais, e é traduzido em muitas línguas.
Mas, mesmo tendo muitos recursos, o Gimp pode ser usado como um simples programa de pintura, um programa de retoque de fotos especialista em qualidade, um sistema de processamento em lote on-line, um processador de imagem de produção em massa ou até como um conversor de formato de imagem, além de diversas outras tarefas.
Novidades do GIMP 2.10.10
O GIMP acaba de receber uma nova atualização nesta semana que traz para a versão 2.10.10 e adiciona uma infinidade de melhorias a um produto de software de edição de fotos super avançado.
Como explicado no anúncio oficial, a nova versão do GIMP vem com novos recursos, otimizações e correções de estabilidade, então há muito o que descobrir depois de instalar essa atualização.
Um dos destaques diz respeito à ferramenta Bucket Fill, que recebeu um novo modo chamado ‘Detecção de arte por preenchimento’.
Como explica a equipe de desenvolvimento:
“[este] é um novo algoritmo para pintores, permitindo preencher áreas cercadas por ‘line arts’, enquanto tentava não deixar pixels não preenchidos perto das linhas e fechar as zonas potenciais.”
Além disso, a nova versão aprimora a experiência de seleção de cores rápidas, já que você pode escolher cores adjacentes na tela com a tecla Ctrl modificada, tudo sem ter que iniciar o próprio selecionador.
Há refinamentos adicionais para as ferramentas de transformação, incluindo uma ferramenta de escala atualizada que agora é dimensionada a partir do centro, mesmo quando se usa a entrada de numeração.
Também há pincéis melhores, como suporte para pincéis paramétricos de 32 bits.
observa a equipe:”Uma grande melhoria para os pintores foi fazer com que os pincéis paramétricos finalmente passassem a flutuação de 32 bits, seguindo o movimento de alta profundidade de bits para o processamento de cores. A principal vantagem será evitar a posterização em pincéis grandes, especialmente com cores mais escuras. É de notar que os pincéis raster ainda são de 8 bits. Promovendo-os para o float de 32 bits também é um trabalho futuro planejado”
Para saber mais sobre essa versão do GIMP 2.10.10, acesse a nota de lançamento.
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
Como instalar ou atualizar o GIMP 2.10.10
Para instalar a versão mais recente do GIMP nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de imagens GIMP no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do GIMP no Ubuntu e seus derivados
Como instalar a última versão do GIMP no Ubuntu e seus derivados
O que está sendo falado no blog
- Ubuntu instalado em uma partição ZFS? Só na versão 19.10
- GIMP 2.10.10 lançado com novos recursos, otimizações e correções
- Ubuntu MATE 19.04 e 18.04.2 para GPD Pocket e GDP Pocket 2 lançados
- OpenRazer 2.5.0 lançado com mais suporte a laptops e mouse