Foi lançado o GIMP 2.99.2 como preparação para o lançamento do GIMP 3. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar no seu sistema.
O GIMP, ou GNU Image Manipulation Program, é um editor de imagens expansível através de plugins e distribuído gratuitamente para ser usado em tarefas como retoque de fotos, composição de imagem e criação de imagem.
GIMP é um editor de imagens bastante popular no mundo do Linux e talvez a melhor alternativa do Adobe Photoshop, porque, após tantos anos de desenvolvimento, ele alcançou grande aceitação pela comunidade.
Com isso, ele conseguiu se posicionar em um dos aplicativos de edição de imagens que podem ser encontrados em quase todos os repositórios das distribuições Linux.
Além disso, esse editor funciona em vários sistemas operacionais, e é traduzido em muitas línguas.
Mas, mesmo tendo muitos recursos, o Gimp pode ser usado como um simples programa de pintura, um programa de retoque de fotos especialista em qualidade, um sistema de processamento em lote on-line, um processador de imagem de produção em massa ou até como um conversor de formato de imagem, além de diversas outras tarefas.
Agora, os responsáveis pelo desenvolvimento do GIMP anunciaram o lançamento da nova versão corretiva do GIMP 2.99.2.
Novidades do GIMP 2.99.2
O GIMP 2.99.2 está finalmente disponível como seu “primeiro passo” para o lançamento do GIMP 3.0, que mais notavelmente faz a transição do kit de ferramentas GTK2 para GTK3.
Com o GIMP 3.0 em GTK3, há melhorias na interface do usuário, incluindo suporte nativo ao Wayland e suporte adequado a monitores HiDPI.
Este trabalho também melhora a manipulação do dispositivo de entrada para o GIMP e novas possibilidades de tema.
Além de mudar para GTK3, o GIMP 2.99.2/3.0 também apresenta uma nova API de plug-in, uma refatoração e limpeza da base de código em geral, trabalho contínuo no manuseio do espaço de cores do programa de manipulação de imagem, cache de renderização como um dos as etapas para um melhor desempenho e várias outras melhorias.
Com o trabalho de plug-in GIMP 3 agora também é possível criar plug-ins com as linguagens Python 3, JavaScript, Lua e Vala.
Antes do lançamento estável do GIMP 3.0, os desenvolvedores ainda planejam examinar todas as suas alterações e revisar a API exposta.
Para saber mais sobre essa versão do GIMP, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o GIMP
Para instalar a versão mais recente do GIMP nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de imagens GIMP no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do GIMP no Ubuntu e seus derivados
Como instalar a última versão do GIMP no Ubuntu e seus derivados