Foi lançado o GIMP 2.10.38 com melhorias importantes. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar no seu sistema.
O GIMP, ou GNU Image Manipulation Program, é um editor de imagens expansível através de plugins e distribuído gratuitamente para ser usado em tarefas como retoque de fotos, composição de imagem e criação de imagem.
GIMP é um editor de imagens bastante popular no mundo do Linux e talvez a melhor alternativa do Adobe Photoshop, porque, após tantos anos de desenvolvimento, ele alcançou grande aceitação pela comunidade.
Com isso, ele conseguiu se posicionar em um dos aplicativos de edição de imagens que podem ser encontrados em quase todos os repositórios das distribuições Linux.
Além disso, esse editor funciona em vários sistemas operacionais, e é traduzido em muitas línguas.
Mas, mesmo tendo muitos recursos, o Gimp pode ser usado como um simples programa de pintura, um programa de retoque de fotos especialista em qualidade, um sistema de processamento em lote on-line, um processador de imagem de produção em massa ou até como um conversor de formato de imagem, além de diversas outras tarefas.
Agora, os responsáveis pelo desenvolvimento do GIMP anunciaram o lançamento do GIMP 2.10.38.
Novidades do GIMP 2.10.38
Sim. A equipe do GIMP acaba de anunciar o lançamento do GIMP 2.10.38, que pode ser a versão estável final da série 2.X.
Esta versão mais recente apresenta melhorias importantes, incluindo suporte aprimorado para tablets no Windows e uma série de backports do GTK3, atendendo a solicitações de usuários de longa data.
Antes desta atualização, os usuários do GIMP no Windows só podiam usar tablets com drivers WinTab, levando a vários problemas, como botões que não respondiam e sensibilidade à pressão inconsistente.
O GIMP 2.10.38 muda isso, introduzindo suporte para os drivers mais modernos do Windows Ink e integrado por backporting de GTK3 para GTK2.
Isso permite que os usuários escolham entre WinTab e Windows Ink nas preferências do GIMP, potencialmente suavizando muitos dos problemas anteriores com a conectividade do tablet.
Além disso, a nova versão inclui ajustes no tamanho da caixa de diálogo de impressão e correções para caixas de diálogo pop-up que apareciam anteriormente atrás de outras janelas.
Essas melhorias fazem parte de diversas melhorias de qualidade de vida que tornam esta versão mais estável e fácil de usar, especialmente para usuários do Windows.
Claro, o GIMP 2.10.38 também aborda vários bugs críticos.
Isso inclui uma correção para travamentos vinculados a uma alteração no GLib 2.80 durante a sequência de fechamento do aplicativo e outro bug que afetava a ferramenta de seleção em pequenas áreas.
Essas correções fazem parte de um esforço mais amplo para melhorar a estabilidade do GIMP enquanto ele se prepara para fazer a transição completa para a versão 3.0.
Embora o GIMP 2.10.38 traga algumas melhorias importantes, especialmente para usuários do Windows, o foco está mudando para o tão aguardado lançamento do GIMP 3.0.
A próxima versão promete atualizações significativas, incluindo mudanças de API e correções contínuas de bugs, com um release candidate esperado em breve.
Para saber mais sobre essa versão do GIMP, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o GIMP
Para instalar a versão mais recente do GIMP nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de imagens GIMP no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do GIMP no Ubuntu e seus derivados
Como instalar a última versão do GIMP no Ubuntu e seus derivados