Foi lançado o GIMP 2.10.28 com melhorias e correções de bugs, nova função Script-Fu, e mais. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar no seu sistema.
O GIMP, ou GNU Image Manipulation Program, é um editor de imagens expansível através de plugins e distribuído gratuitamente para ser usado em tarefas como retoque de fotos, composição de imagem e criação de imagem.
GIMP é um editor de imagens bastante popular no mundo do Linux e talvez a melhor alternativa do Adobe Photoshop, porque, após tantos anos de desenvolvimento, ele alcançou grande aceitação pela comunidade.
Com isso, ele conseguiu se posicionar em um dos aplicativos de edição de imagens que podem ser encontrados em quase todos os repositórios das distribuições Linux.
Além disso, esse editor funciona em vários sistemas operacionais, e é traduzido em muitas línguas.
Mas, mesmo tendo muitos recursos, o Gimp pode ser usado como um simples programa de pintura, um programa de retoque de fotos especialista em qualidade, um sistema de processamento em lote on-line, um processador de imagem de produção em massa ou até como um conversor de formato de imagem, além de diversas outras tarefas.
Agora, o projeto GIMP lançou o GIMP 2.10.28 como uma nova atualização de manutenção para a série GIMP 2.10.
Novidades do GIMP 2.10.28
O GIMP 2.10.28 não é uma grande atualização, já que a equipe de desenvolvedores por trás deste editor de imagens poderoso e gratuito usado por milhões de usuários de computador em todo o mundo está concentrando seus esforços no próximo grande lançamento, o GIMP 3, que espero que seja lançado pelo final do ano com vários novos recursos e aprimoramentos.
Além disso, o GIMP 2.10.28 está aqui mais de cinco meses após o lançamento do GIMP 2.10.24, que provavelmente a maioria de vocês está usando em suas distribuições Linux agora, para resolver vários bugs e problemas, bem como para melhorar o desempenho do aplicativo e adicionar algumas novas funcionalidades.
Os destaques desta versão incluem uma nova função Script-Fu chamada dir-make que permite aos usuários criar diretórios a partir de scripts, correções para vários problemas de acessibilidade em temas, como feedback de passar o mouse ou cores problemáticas, bem como correções de bugs para o BMP, C-source, DDS, DICOM, GIF, Gimpressionist, Metadata Viewer, PS, PSD, Sunras e plug-ins TIFF.
Vários scripts Script-Fu e o próprio interpretador Script-Fu também receberam algumas correções de bugs.
Obviamente, as bibliotecas GEGL e Babl também foram atualizadas para adicionar novas funcionalidades como RGB flutuante de 32 bits e processamento de cores CMYK usando o renderizador CTX e um novo parâmetro edge_handling.
Para saber mais sobre essa versão do GIMP, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o GIMP
Até então, se você estiver usando o GIMP, atualize para a versão 2.10.28 assim que aparecer nos repositórios de software estáveis de suas distribuições Linux favoritas.
Você também pode instalá-lo agora usando o binário universal Flatpak (flatpak update org.gimp.GIMP//stable) ou baixando e compilando o tarball de origem do site oficial (veja mais opções de instalação mais abaixo).
Para instalar a versão mais recente do GIMP nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de imagens GIMP no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do GIMP no Ubuntu e seus derivados
Como instalar a última versão do GIMP no Ubuntu e seus derivados