E o GIMP 2.10.24 chegou melhorando as camadas e outros novos recursos a serem anunciados. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar no seu sistema.
O GIMP, ou GNU Image Manipulation Program, é um editor de imagens expansível através de plugins e distribuído gratuitamente para ser usado em tarefas como retoque de fotos, composição de imagem e criação de imagem.
GIMP é um editor de imagens bastante popular no mundo do Linux e talvez a melhor alternativa do Adobe Photoshop, porque, após tantos anos de desenvolvimento, ele alcançou grande aceitação pela comunidade.
Com isso, ele conseguiu se posicionar em um dos aplicativos de edição de imagens que podem ser encontrados em quase todos os repositórios das distribuições Linux.
Além disso, esse editor funciona em vários sistemas operacionais, e é traduzido em muitas línguas.
Mas, mesmo tendo muitos recursos, o Gimp pode ser usado como um simples programa de pintura, um programa de retoque de fotos especialista em qualidade, um sistema de processamento em lote on-line, um processador de imagem de produção em massa ou até como um conversor de formato de imagem, além de diversas outras tarefas.
Mudando de assunto, se quisermos ter o software sempre atualizado no Linux, uma das melhores opções é usar os pacotes Flatpak.
As atualizações chegam instantaneamente, e ainda mais cedo do que o esperado, como a versão anterior do editor de imagens gratuito mais popular ou a atual que chegou esta tarde.
Na verdade, há cinco meses e o recentemente lançado GIMP 2.10.24 chegou ao Flathub antes do site oficial ou de qualquer declaração de seus desenvolvedores.
Novidades do GIMP 2.10.24
Portanto, sem uma nota de lançamento do GIMP 2.10.24, não podemos adicionar a lista de novidades no momento, embora iremos atualizar este artigo quando for lançado.
Também podemos falar de uma melhoria que um usuário publicou no Twitter, uma melhoria que atinge as camadas e uma ferramenta que pode ser usada para destacar coisas e que podemos ver em muitos desenhos, como os de alguns quadrinhos, já funciona sem problemas.
SenlinOS explica que “Point snapping now (GIMP 2.10.24) funciona fora da tela. Sem esse recurso, quando o caminho está próximo à borda da tela, ele não vai quebrar”.
Isso lembra um pouco um ajuste que eles fizeram meses ou até anos atrás, que se adicionássemos uma sombra a um texto e fosse muito longo, a caixa de texto cortaria a sombra e a imagem seria carregada.
GIMP 2.10.24 é a última atualização do editor de imagens que visa enfrentar o Photoshop, algo que atinge pelo menos no preço, grátis, é claro.
Por enquanto, o que há de novo no GIMP 2.10.24, de acordo com o changelog, é o seguinte:
- Corrigido o estouro de pilha ao carregar arquivos XCF muito grandes no Windows.
- O ajuste de ponto agora funciona fora da tela.
- Várias melhorias de metadados.
- Importação e exportação de TIFF mais robustas.
- Suporte a tag GeoTIFF adicionado com a caixa de seleção “Salvar dados GeoTIFF” apropriada.
- Várias correções e melhorias no visualizador e editor de metadados.
- Suporte a DPI fracionário para importação de PDF.
- Suporte a API Lua atualizada de darktable 3.6 e além.
- HEIF: a exportação sem perdas visuais também é possível para profundidades de 10/12 bits.
Nas próximas horas, eles devem publicar uma nota de lançamento do GIMP 2.10.24 com esta e outras novidades.
Considerando que os usuários do macOS estiveram no limbo por muito tempo, não sabemos se eles irão atualizar a versão para o sistema operacional de desktop da Apple ao mesmo tempo.
Como instalar ou atualizar
No momento, ele só pode ser baixado do Flathub ou de seu código fonte, mas em breve também será possível de seu site oficial.
Para instalar a versão mais recente do GIMP nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de imagens GIMP no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do GIMP no Ubuntu e seus derivados
Como instalar a última versão do GIMP no Ubuntu e seus derivados