Foi lançado o GIMP 2.10.18 a solução de problemas e uma ferramenta de transformação 3D. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar no seu sistema.
O GIMP, ou GNU Image Manipulation Program, é um editor de imagens expansível através de plugins e distribuído gratuitamente para ser usado em tarefas como retoque de fotos, composição de imagem e criação de imagem.
GIMP é um editor de imagens bastante popular no mundo do Linux e talvez a melhor alternativa do Adobe Photoshop, porque, após tantos anos de desenvolvimento, ele alcançou grande aceitação pela comunidade.
Com isso, ele conseguiu se posicionar em um dos aplicativos de edição de imagens que podem ser encontrados em quase todos os repositórios das distribuições Linux.
Além disso, esse editor funciona em vários sistemas operacionais, e é traduzido em muitas línguas.
Mas, mesmo tendo muitos recursos, o Gimp pode ser usado como um simples programa de pintura, um programa de retoque de fotos especialista em qualidade, um sistema de processamento em lote on-line, um processador de imagem de produção em massa ou até como um conversor de formato de imagem, além de diversas outras tarefas.
Agora, os responsáveis pelo desenvolvimento do GIMP anunciaram o lançamento da nova versão corretiva do GIMP 2.10.18, que resolve alguns erros presentes nas versões anteriores. e também apresenta a integração de uma nova ferramenta de transformação 3D.
Novidades do GIMP 2.10.18
Esta nova versão do GIMP vem com mudanças muito boas, pois os desenvolvedores do GIMP parecem ter ouvido os pedidos dos usuários, e uma das funções mais solicitadas era que o aplicativo tivesse o suporte para poder agrupar as ferramentas.
E o GIMP 2.10.18 já permite criar e personalizar grupos de ferramentas, para isso, basta arrastar as ferramentas entre eles.
Para aqueles que não desejam que esse recurso esteja ativo, eles podem desativar o agrupamento completamente, nas preferências da interface.
Outra mudança importante dessa nova versão é a nova opção chamada “Visualização composta”, disponível para a maioria das ferramentas de transformação.
Essa nova função permite a representação da visualização da transformação com a posição correta da camada modificada na pilha de camadas, bem como com o modo de mesclagem correto.
Por último, mas não menos importante, a nova ferramenta de transformação 3D também é destacada, cujo objetivo é ajudar a alterar a perspectiva de uma camada ou movê-la no espaço 3D, pois permite estabelecer um ponto de fuga e girar a camada no Eixos X, Y e Z.
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:
- Experiência do usuário aprimorada para visualização da transformação;
- As áreas do Docker agora são realçadas quando você arrasta um Docker;
- Nova ferramenta de transformação 3D para girar e mover elementos;
- Visualizar o movimento do contorno do pincel muito mais suave na tela;
- Aprimoramentos de pintura de simetria;
- Carregamento de escova ABR mais rápido;
- Melhorias de suporte PSD;
- Interface de usuário consolidada para mesclar e ancorar camadas;
- Verificação de atualizações para notificar os usuários sobre novos lançamentos disponíveis;
- 28 correções de bugs, 15 atualizações de tradução.
Para saber mais sobre essa versão do GIMP, acesse a nota de lançamento.
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
Como instalar ou atualizar o GIMP 2.10.18
Para instalar a versão mais recente do GIMP nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de imagens GIMP no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do GIMP no Ubuntu e seus derivados
Como instalar a última versão do GIMP no Ubuntu e seus derivados