O projeto GhostBSD publicou uma nova versão do seu sistema, o GhostBSD 21.04.27. Confira as novidades e descubra onde baixar esse sistema.
O GhostBSD é um sistema operacional de desktop fácil de usar, baseado no FreeBSD. Sua área de trabalho padrão é MATE, mas uma edição comunitária separada com o Xfce também está disponível.
Ele também possui um sistema init OpenRC, uma seleção de software comumente usado, um modelo de desenvolvimento de lançamento contínuo e uma imagem ao vivo inicializável com um instalador de sistema gráfico intuitivo.
Agora, Eric Turgeon anunciou o lançamento do GhostBSD 21.04.27, a última versão do sistema operacional de desktop do projeto baseado no FreeBSD, com MATE como desktop padrão.
Novidades do GhostBSD 21.04.27
GhostBSD 21.04.27 atualiza o sistema básico para FreeBSD 13.0.
Quando o projeto começou a portar todo o código do GhostBSD de 12.2-STABLE para 13.0-STABLE, vários problemas surgiram com o OpenRC, devd e drivers que não carregavam na inicialização.
Eles descobriram que as implementações dos serviços devd e devmatch do OpenRC não estavam funcionando corretamente, e tiveram que criar rc.devmatch para substituir a implementação do serviço OpenRC de devmatch.conf para devd.
Com o devmatch agora iniciando corretamente, todos os drivers são carregados na inicialização e quando um novo dispositivo é inserido.
Além disso, foram removidas todas as alterações que fizemos no kernel GENERIC, tornando o kernel padrão um pouco menor, e consertados os serviços ntpd e WireGuard.
No GhostBSD 21.04.27 a configuração automática para placas de rede foi removida do NetworkMgr e adicionada ao script iniciado por devd.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o GhostBSD 21.04.27
A imagem ISO do GhostBSD 21.04.27 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux