Se o GNOME Software não é o suficiente para você cuidar dos seus Flatpaks, gerencie aplicativos Flatpak com o Warehouse com facilidade.
O Flatpak não é mais apenas um formato promissor cujo potencial estava em um futuro distante – ele já é a maneira preferida dos desenvolvedores empacotarem e distribuírem seus softwares no Linux, incluindo aqueles que usam o Ubuntu.
Embora o Ubuntu não tenha planos de oferecer suporte oficial ao Flatpak, tanto o Flatpaks quanto o Flathub (a principal fonte de aplicativos Flatpak) funcionam muito bem no Ubuntu — bem, na maioria das vezes!
Há apenas uma coisa que desestimula alguns usuários a usar aplicativos Flatpak no Ubuntu: gerenciá-los.
O GNOME Software é a principal maneira gráfica de lidar com software na maioria das distribuições Linux baseadas no GNOME.
Ele permite que você pesquise, instale e remova software, verifique se há atualizações e adicione ou remova fontes de software – incluindo controles remotos Flatpak como o Flathub.
O Ubuntu vem com suas próprias maneiras de gerenciar software: App Center (para pesquisar e instalar DEBs e snaps) e Software Updater (para verificar e instalar atualizações DEB). Não há nada para Flatpaks, no entanto — mesmo após executar sudo apt install flatpak.
Mas você não precisa instalar o GNOME Software para gerenciar Flatpaks, pois agora existe uma escolha autônoma promissora, o Warehouse.
Gerencie aplicativos Flatpak com o Warehouse com facilidade

Se tudo o que você precisa fazer é gerenciar Flatpaks no Ubuntu, o Warehouse oferece quase tudo o que você precisa sem a sobrecarga que o GNOME Software geralmente incorre.
Agora, ele não é tão rápido no lado da “descoberta de software” quanto o GNOME Software — visite o Flathub online para isso — mas o Warehouse faz jus ao seu nome na quantidade de recursos, opções e configurações encontradas nele.

A interface de usuário simples do Warehouse esconde seu poder, dando a você acesso GUI a opções avançadas do Flatpak que normalmente exigiriam aprender e lembrar de comandos de terminal (por exemplo, snapshots, rollbacks):
- Gerenciar e visualizar informações sobre Flatpaks instalados
- Desabilitar atualizações para aplicativos Flatpak individuais ou tempos de execução
- Faça downgrade de Flatpaks e runtimes para versões anteriores
- Classificar/filtrar pacotes/dados
- Limpe os dados restantes dos aplicativos removidos
- Adicione facilmente controles remotos Flatpak populares ou personalizados
- Tire instantâneos dos dados do usuário do aplicativo Flatpak
- Pesquise e instale pacotes de repositórios/controles remotos específicos
- Instalar/remover aplicativos em lote
- Suporta instalação
.flatpakref
de arquivos


É um abrangente e único local para gerenciamento de Flatpak que é útil em qualquer distribuição Linux, mas especialmente no Ubuntu.
No entanto, algo crítico está faltando.
O Warehouse não verifica ou notifica nenhuma atualização disponível para Flatpaks instalados – um recurso que seria especialmente útil no Ubuntu, já que o GNOME Software não vem pré-instalado.
A ferramenta CLI flatpak também não verifica atualizações sem avisar (então, se você instalou um Flatpak no Ubuntu e presumiu que recebeu atualizações automáticas em segundo plano como acontece com os snaps, você não recebe – então vá atualizar).
A notícia promissora é que o desenvolvedor quer dar suporte à atualização de aplicativos Flatpak no Warehouse. Essa habilidade útil ainda pode chegar em uma atualização futura, então fique de olho.
Enquanto isso, adquirir o hábito de executar o flatpak update a cada poucos dias será suficiente. E como o Flatpak CLI respeita qualquer conjunto de pinagem no Warehouse (já que ele está usando exatamente os mesmos recursos subjacentes), é uma boa combinação.
Como instalar o Warehouse
Se quiser conferir, você pode instalar o Warehouse no Linux usando o seguinte tutorial:
Como instalar o Warehouse no Linux via Flatpak