Se você precisa usar módulos Python que não são disponibilizados pela sua distribuição, conheça e veja como instalar o gerenciamento de pacotes Pip no CentOS.
Pip é um sistema de gerenciamento de pacotes que simplifica a instalação e o gerenciamento de pacotes de software escritos em Python, como os encontrados no Python Package Index (PyPI).
O Pip não é instalado por padrão no CentOS, mas a sua instalação é bem simples.
E neste tutorial, será mostrado como instalar o Pythonpip no CentOS, usando o gerenciador de pacotes yum e abordar as noções básicas sobre como instalar e gerenciar pacotes Python com o pip.
Antes de instalar e usar o Pip, esteja ciente de que ao instalar globalmente módulos python, você deve preferir instalar módulos Python fornecidos pela distribuição usando o yum, porque eles foram testados para funcionar corretamente no CentOS.
Então, use o pip para instalar módulos python globalmente somente se não houver nenhum pacote rpm para o módulo python.
Na maioria dos casos, você deve usar o pip dentro de um ambiente virtual apenas.
O Python Virtual Environments permite que você instale módulos do Python em um local isolado para um projeto específico, em vez de ser instalado globalmente.
Dessa forma, você não precisa se preocupar em afetar outros projetos do Python.
Como instalar o gerenciamento de pacotes Pip no CentOS
Para instalar o gerenciamento de pacotes Pip no CentOS, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Como o Pip não está disponível nos repositórios padrão do CentOS 7. Então, é preciso ativar o repositório EPEL, usando o comando abaixo;
sudo yum install epel-release
Passo 3. Assim que o repositório EPEL estiver ativado, você já pode instalar o pip e todas as dependências dele com o seguinte comando:
sudo yum install python-pip
Passo 4. Para verificar se o pip está instalado corretamente, execute o seguinte comando;
pip --version
O número da versão pode variar, mas será algo como isto:
pip 8.1.2 from /usr/lib/python2.7/site-packages (python 2.7)
Usando o Pip
Com o pip, vocẽ pode instalar pacotes do PyPI, controle de versão, projetos locais e de arquivos de distribuição. Normalmente você instalará pacotes do PyPI.
Por exemplo, se você quiser instalar um pacote chamado twisted (O twisted é um framework de rede assíncrona escrito em Python), basta usar o seguinte comando:
pip --versionpip install twisted
Para desinstalar um pacote, use esse comando:
pip uninstall twisted
Para pesquisar, use:
pip search "twisted"
Para listar pacotes instalados:
pip list
Para listar pacotes desatualizados:
pip list --outdated
Gostou? Agora você já pode explorar esse importante recurso do Python e instalar e desinstalar facilmente os módulos do Python.
Para mais informações sobre o pip, consulte o guia do usuário do pip. Se você tiver alguma dúvida ou opinião, fique à vontade para escrever nos comentarios.