Gerenciador de software do Linux Mint está mais rápido e seguro

Para a alegria dos usuários da distribuição, o gerenciador de software do Linux Mint está mais rápido e seguro.

O Gerenciador de software do Linux Mint foi significativamente melhorado com carregamento mais rápido, exibição instantânea de janelas e configurações seguras do Flatpak.

Gerenciador de software do Linux Mint está mais rápido e seguro

Gerenciador de software do Linux Mint está mais rápido e seguro
Gerenciador de software do Linux Mint está mais rápido e seguro – Créditos da imagem: Linux Mint

O Linux Mint apresentará atualizações importantes em seu aplicativo Software Manager, aprimorando a funcionalidade e a segurança da ferramenta de gerenciamento de aplicativos e proporcionando uma experiência de computação mais segura e integrada aos usuários.

O novo gerenciador de software mintinstall apresenta um tempo de carregamento mais rápido, com a janela principal aparecendo quase instantaneamente após a inicialização.

Essa melhoria aborda uma das queixas comuns que os usuários tinham nas versões anteriores, onde o atraso no carregamento era perceptível, levando a uma experiência de usuário não tão boa.

Além disso, o Gerenciador de Software recebeu um recurso para desabilitar Flatpaks não verificados por padrão para aumentar a segurança. Como você sabe, este sistema de distribuição de software se tornou o padrão de fato entre os usuários de Linux nos últimos anos.

No entanto, as preocupações de segurança têm sido fundamentais com pacotes não verificados.

Para resolver isso, o Gerenciador de software atualizado inclui um aviso na janela de preferências recém-adicionada, explicando os riscos de segurança associados à ativação de Flatpaks não verificados.

Quando os usuários optam por ativar esses pacotes, eles agora são claramente marcados como não verificados, aumentando a transparência e permitindo que os usuários tomem decisões informadas sobre o software que instalam.

Além disso, o aplicativo não mostra comentários ou classificações para Flatpaks não verificados.

Por último, a equipe do Linux Mint também abraçou o Matrix, um projeto de código aberto que fornece comunicações seguras e descentralizadas, que será totalmente integrado na próxima versão 22 “Wilma”, onde também deverão estrear melhorias feitas no aplicativo Software Manager.

Para obter mais informações, visite o boletim informativo de maio de 2024 do Linux Mint.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.