Como instalar o gerador de legendas Subtitle Composer no Linux

Se você quer gerar legendas a partir de mídias, conheça e veja como instalar o gerador de legendas Subtitle Composer no Linux.

Subtitle Composer é um aplicativo simples para desktop Linux e Macos, construído em electron, usando o Aeneas sob o capô para gerar arquivos de legendas a partir de mídia (áudio ou vídeo) e transcrições de texto sem códigos de tempo.

Como instalar o gerador de legendas Subtitle Composer no Linux
Como instalar o gerador de legendas Subtitle Composer no Linux

O aplicativo usa electron, bootstrap com tema de papel de relógio de botas e não usa nenhuma estrutura de front-end para simplificar as coisas neste estágio, em que a interface do usuário/UX e a funcionalidade estão sendo definidas.

Para o alinhamento, ele usa o projeto de código aberto Aeneas. No momento, a ferramenta não fornece uma interface do usuário para corrigir o alinhamento das legendas.

Mas, por enquanto, existem muitas ferramentas que podem ser usadas, como esta

Como instalar o gerador de legendas Subtitle Composer no Linux via arquivo AppImage

Para instalar o gerador de legendas Subtitle Composer no Linux via arquivo AppImage, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:

uname -m

Passo 3. Se seu sistema é de 64 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome subtitles-composer.appimage:

wget https://github.com/pietrop/subtitlesComposer-app/releases/download/1.0.3/subtitles-composer-app-1.0.3-x86_64.AppImage -O subtitles-composer.appimage

Passo 4. Dê permissão de execução para o arquivo baixado;

chmod +x subtitles-composer.appimage

Passo 5. Agora instale o programa com o comando;

sudo ./subtitles-composer.appimage --install

Passo 6. Quando você inicia o arquivo pela primeira vez, será perguntado se deseja integrar o programa com o sistema. Clique em “Yes” (Sim) se quiser integrá-lo ou clique em “No” (Não), se não quiser. Se você escolher Sim, o iniciador do programa será adicionado ao menu de aplicativos e ícones de instalação. Se você escolher “No”, sempre terá que iniciá-lo clicando duas vezes no arquivo AppImage.

Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite subtitles ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Integrando os aplicativos AppImage no sistema

Se você quiser integrar melhor esse programa no seu sistema, instale o AppImageLauncher, usando esse tutorial:
Como instalar o integrador AppImageLauncher no Linux

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.