E o Genode OS Framework terá suporte a PinePhone em 2021, segundo seus desenvolvedores. Confira os detalhes e o motivos por trás dessa iniciativa.
Existem mais de uma dúzia de sistemas operacionais diferentes que podem ser executados no PinePhone no momento, e a maioria deles tem uma coisa em comum: um kernel Linux. Mas, ainda este ano, você poderá instalar algo um pouco diferente.
Genode é um framework de sistema operacional gratuito e de código aberto focado na segurança que não é baseado no Linux.
É um kit de ferramentas de plataforma cruzada para a construção de sistemas operacionais que podem ser executados em hardware x86, ARM ou RISC-V com até 4 MB de RAM.
Agora, o Genode OS Framework, que apresenta uma camada de abstração de micro-kernel original de código aberto e um conjunto de componentes do espaço do usuário em desenvolvimento desde 2008, publicou seu roteiro para o ano.
E de acordo com esse novo roteiro para 2021, os desenvolvedores planejam adicionar suporte para o PinePhone este ano.
Genode OS Framework terá suporte a PinePhone este ano
Sim. Para aqueles que desejam executar um sistema operacional de micro-kernel para o seu PinePhone de baixo custo e código aberto, o Genode OS Framework planeja portar para o PinePhone este ano.
O Genode OS e sua plataforma de uso geral Sculpt também querem abraçar melhor o suporte à GPU em 2021.
O objetivo é oferecer uma versão do Genode semelhante a um telefone com recursos para o Pinephone com funcionalidades básicas, incluindo:
- Telefonemas
- SMS
- Dados móveis
- Navegação na web
Pois é. Como muitos na comunidade de código aberto, os desenvolvedores e usuários do Genode OS ficaram intrigados com o PinePhone da PINE64, que oferece um smartphone de código aberto Allwinner A64 com 2 GB de RAM, 16 GB eMMC e outros itens básicos por apenas 149~199 USD.
Embora existam muitas distribuições de Linux suportando o PinePhone, Genode OS também quer entrar na ação e planeja portar sua estrutura de sistema operacional para ele este ano.
Como dito antes, eles querem que o Genode no PinePhone sirva como “um telefone comum, cobrindo as necessidades básicas de navegação na web, fazendo chamadas e SMS”.
Para que isso aconteça, a equipe precisa primeiro portar seu kernel e estrutura para trabalhar em dispositivos com um processador Allwinner A64 e, até maio, o objetivo é ter o Sculpt OS portado para o PinePhone para fornecer funcionalidade básica do sistema operacional, e até agosto o roteiro exige uma tela sensível ao toque, monitor e navegador da web que funcionem.
Genode OS em 2021 também quer tornar mais fácil portar drivers Linux para sua plataforma, vários meios de aprimorar a experiência do desenvolvedor, continuar a otimizar o desempenho e também focar em um melhor suporte de GPU.
Genode se envolveu com Mesa e suporte a GPU no passado, mas no momento não há muito a oferecer. Este ano, eles planejam se concentrar mais no suporte gráfico da Intel, bem como no suporte de GPU pelas plataformas ARM que eles visam atualmente.
Se tudo correr conforme o planejado, a funcionalidade do celular deve estar funcionando até novembro, permitindo que os usuários usem o PinePhone como… você sabe, um telefone.
Você pode encontrar mais detalhes no roteiro ou visitar o site do Genode para saber mais sobre esse OS framework.