Se você procura um dispositivo mobile com Linux, conheça o Gemini PDA, que usa Android, mas também suporta o Debian, Sailfish OS e outros Linux.
- Como instalar o jogo The Gates no Linux via Flatpak
- Como instalar o aplicativo educacional TuxMath no Linux
- Como instalar o relógio de xadrez Chess Clock no Linux via Flatpak
Gemini PDA é um dispositivo mobile com formato de smartphone e de mini pc/notebook/pda, ou o que você quiser chamar.
O produto é fruto de uma campanha financiamento coletivo (crowdfunding) que pretende levar aos usuários um computador portátil com Linux e que ao mesmo tempo pode ser usado como um smartphone com Android.
Esta campanha já produziu o produto final e começou a enviá-lo para os patrocinadores.
Gemini é um dispositivo móvel que cabe no bolso e possui um design de garra de metal ultra-fino com um teclado QWERTY totalmente integrado.
Ele está disponível em modelos 4G/WiFi e apenas WiFi estão disponíveis, permitindo comunicações de dados e ligações telefônicas.
A grande tela de toque ultra-larga e a bateria de tamanho duplo proporcionam ótima usabilidade e portabilidade
Gemini PDA usa Android, mas também suporta o Debian, Sailfish OS e outros
Projetado para Android, ele também possui uma opção Linux dual boot, o que permite usar uma distribuição Linux, quando não estiver usando o smartphone Android.
Aliás, o grande diferencial desse aparelho é que a Planet Computer oferece ferramentas que tornam mais fácil para os usuários carregar sua distribuição Linux preferida para rodar ao lado do Android.
Até agora, pelo menos, há suporte parcial para o Debian Linux, Sailfish OS. Mas claro, nada impede que você instale outra distribuição como o Ubuntu, Mint, Fedora e etc… (tudo depende da sua coragem).
Os usuários que quiserem instalar o Linux poderão baixar uma Ferramenta de Flash da Gemini no site de suporte da Planet Computer. Ele será executado em PCs com Windows, Mac ou Linux.
A ferramenta levará você através das etapas de particionamento do espaço de armazenamento no seu PDA Gemini e do carregamento do Linux para que ele seja executado junto com o Android.
Você também pode usá-la para remover o Linux ou flash ROMs personalizados do Android.
Especificações do Gemini PDA
O Gemini PDA possui uma tela de 2160 x 1080 pixels de 6 polegadas, um processador deca-core MediaTek Helio X27, 4GB de RAM, 64GB de armazenamento, alto-falantes estéreo, WiFi 802.11ac, Bluetooth 4.0 e 4G LTE opcional.
Sua principal característica pode ser o teclado, que foi projetado por Martin Riddiford, que também é responsável pelo design dos teclados em vários PDAs portáteis clássicos da Psion.
Ele foi projetado para ser compacto, mas confortável para digitação, algo que não é exatamente verdade para muitos aparelhos que vendem essa ideia.
O dispositivo está a venda no site da empresa por 499 e 599 libras (versão Wi-fi e 4G+Wi-Fi, respectivamente).
Gostou do aparelho? Compraria ele? Deixe sua opinião nos comentários.
O que está sendo falado no blog
- Gemini PDA usa Android, mas também suporta o Debian, Sailfish OS e outros
- Firefox Reality 1.1 lançado com suporte a 360 vídeos e mais 7 idiomas
- BlackArch Linux 2018.12.01 lançado – Confira as novidades e baixe
- Blender 2.80 Beta lançado com novos recursos e melhorias
- Wine 3.0.4 lançado com mais de 47 correções de bugs
- Instalando o tema Ambiance e Radiance Flat Colors no Ubuntu