Conheça a Gemini AI, uma extensão que permite usar o Google Gemini AI no Ubuntu, e descubra como fazer isso.
Gemini (anteriormente conhecido como Bard) é uma IA generativa desenvolvida pelo Google para rivalizar com ChatGPT, Microsoft CoPilot e grandes modelos de linguagem.
Assim como eles, Gemini responde a perguntas, realiza tarefas e pode gerar, traduzir, corrigir e resumir textos.
Tal como acontece com outros chatbots, a “inteligência” oferecida é muito humana, no sentido de que fica feliz em inventar fatos, compartilhar respostas erradas que parecem confiantes (e duplicá-las) e, como acontece com tantos de nós, verdadeiros sacos de carne, basear nossa visão de mundo em dados desatualizados.
Deixando essas fraquezas de lado, a IA pode ser uma ajuda poderosa se usada corretamente, com competência e cuidado, ou seja, como assistente e não como oráculo.
E se você usa Ubuntu 22.04 LTS ou posterior e deseja acessar o chatbot Google Gemini AI diretamente de sua área de trabalho, fora de um navegador da web, você está com sorte!
A extensão Gemini AI ChatBot GNOME Shell (não afiliada ao Google; não é oficial) oferece acesso rápido e sob demanda ao Google Gemini a qualquer momento, direto do miniaplicativo adicionado ao painel superior – sem necessidade de abrir uma web navegador ou inicie um aplicativo independente.
Gemini AI, uma extensão que permite usar o Google Gemini AI no Ubuntu
Sim. A Gemini AI é uma extensão que permite usar o Google Gemini AI no Ubuntu. Para usar a extensão Gemini AI Chatbot GNOME Shell, você precisará gerar uma chave de API Gemini AI (gratuita para uso pessoal) no site do Google AI Studio.
Mas há um pequeno problema: o Google AI Studio não está disponível no Reino Unido ou nos estados membros da UE no momento (devido a regulamentações de IA pendentes).
O Google AI Studio está disponível nos EUA, Brasil, Nova Zelândia, Austrália, México, África, Dependências da Coroa Britânica (!) E outros países. Se sua traseira estiver estacionada em um local compatível, você está pronto para prosseguir.
No site do Google AI Studio:
- Faça login com uma conta do Google
- Clique no link “Obter chave de API”
- Clique no botão “Criar chave API”
- Copie a chave
Pagar pelo Google Vertex? Você pode usar uma chave de API Vertex com esta extensão em vez de uma chave Gemini.
Como o Vertex é capaz de pesquisar na Internet ao vivo, ele oferece informações mais atualizadas do que o chatbot gratuito Gemini, que é treinado em conteúdo anterior a 2024. Com sua chave de API anotada, você pode prosseguir e instalar a própria extensão.
Embora a extensão Gemini AI ChatBot GNOME funcione nas versões 42 e superiores do GNOME (ou seja, Ubuntu 22.04 LTS e superior), um bug impede que a extensão seja carregada no GNOME 46 (24.04), portanto, uma solução alternativa é necessária até que o desenvolvedor emita uma atualização.
Para a maneira mais fácil e eficiente de pesquisar, instalar e gerenciar extensões GNOME Shell no Ubuntu, você deve instalar o aplicativo Extensions Manager, disponível via App Center (definir o filtro de pesquisa para DEB) ou no Flathub (se desejar a versão mais recente).
Para instalá-lo a partir da linha de comando:
sudo apt instalar gnome-shell-extension-manager
Então:
- Abra o Gerenciador de extensões
- Pesquise “IA de Gêmeos”
- Clique no resultado (de Arda F)
- Clique em instalar
Se você estiver no Ubuntu 22.04 LTS até 23.10, poderá inserir sua chave API:
- Clique no logotipo “Gemini” no painel superior
- Clique no ícone de engrenagem para abrir a caixa de diálogo de configurações
- Insira sua chave de API Gemini AI
Eu recomendo ativar também a opção ‘lembrar histórico de conversas’, embora isso não seja obrigatório.
Acesse as configurações a partir do ícone de engrenagem
Salve as configurações, clique no miniaplicativo novamente e insira uma pergunta/consulta/prompt no campo de entrada para iniciar uma conversa com o Gemini. Você pode copiar uma resposta para sua área de transferência clicando nela.
As respostas da IA são tão boas quanto a pergunta
Desbloquear o potencial dos chatbots de IA requer uma “engenharia imediata” cuidadosa e qualificada.
Vejamos o excesso de descrições do eBay “geradas por IA” e análises de produtos da Amazon que demonstram as desvantagens da geração passiva de “um clique”: uma sequência consciente de palavras que são leves em substância e pesadas em discurso de marketing enjoativo.
Aqui está uma descrição gerada por IA que vi no eBay para um monitor danificado (!): “..desejável por suas duas linhas verticais, vários pixels mortos e tela de vidro rachada distinta, este monitor certamente adicionará um toque único à sua experiência de visualização”.
Presumo que a IA generativa do eBay lançaria um CRT aplaudido que não liga mais como “ecologicamente correto”… Sarah Connor não precisa sair da cama ainda, né?
Então, sim: todos os cuidados padrão se aplicam em relação a: IA.
Não considere as respostas sacrossantas ou precisas, verifique qualquer informação que você compartilha/publica em outro lugar, não presuma que o código gerado funciona e, para obter melhores resultados, use sua própria inteligência para editar, refinar e corrigir os resultados da IA.