O projeto GeckoLinux lançou uma atualização do seu sistema, o GeckoLinux 152.201210. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
GeckoLinux é um distribuição do tipo ‘spin’ baseada no openSUSE, que apresenta pacotes não-livres que não são encontrados nos repositórios padrão do openSUSE.
Entre as atrações da GeckoLinux estão as inovações dentro da comunidade openSuse. O GeckoLinux tem uma reputação de ser polido e fácil de usar.
O sistema oferece aos usuários uma experiência prática melhor do que a abordagem mais tradicional, adotada pela comunidade openSuse.
O GeckoLinux oferece duas edições principais: Static (baseada no openSUSE Leap) e Rolling (baseada no openSUSE Tumbleweed).
As versões estáveis do GeckoLinux são baseadas no último openSUSE Leap, enquanto as versões Rolling usam os repositórios contínuos openSUSE Tumbleweed. Agora, a equipe anunciou o GeckoLinux 152 como o mais recente lançamento estável, baseado no openSUSE Leap 15.2.
Agora, a distribuição GeckoLinux baseada em openSUSE tem uma nova versão, GeckoLinux 152.201210, trazendo a você todas as melhores e mais recentes tecnologias GNU/Linux, bem como várias melhorias.
Novidades do GeckoLinux 152.201210
Na verdade, todas as três edições do GeckoLinux (ROLLING, STATIC e NEXT) foram atualizadas, mas enquanto cada uma vem com suas próprias atualizações, todas incluem algumas melhorias de qualidade para usuários de áudio Bluetooth.
Isso inclui a capacidade do servidor de som PulseAudio de impedir a comutação automática de áudio para perfis HSP/HFP de baixa qualidade, bem como suporte para comutação automática de fluxos de áudio para dispositivos Bluetooth recém-conectados usando o perfil A2DP.
Além das melhorias do Bluetooth, os novos lançamentos também melhoram o suporte para o formato de arquivo 7zip e tornam a configuração do carregador de inicialização GRUB padrão mais limpa e mais previsível para sistemas UEFI.
Derivado dos repositórios openSUSE Leap 15.2 e Packman, as novas edições GeckoLinux STATIC e NEXT são baseadas no kernel Linux 5.3.18 e incluem o ambiente de desktop KDE Plasma 5.18 com aplicativos KDE 20.04 e pacotes de software KDE Framework 5.71.0 na edição STATIC e o mais recente KDE Plasma 5.20.4 com pacotes de software KDE Applications 20.12 e KDE Framework 5.76.0 na próxima edição.
A edição GeckoLinux STATIC com KDE Plasma vem com algumas melhorias próprias, incluindo um tema Numix atualizado, um novo atalho de painel para janela e gerenciamento de visão geral da área de trabalho, bem como o uso do driver Xmodesetting por padrão para computadores com gráficos Intel para melhor estabilidade.
A edição GeckoLinux NEXT Budgie foi transformada em uma edição ESTÁTICA devido à inclusão do Budgie Desktop nos repositórios oficiais do openSUSE Leap 15.2, e ambas as edições STATIC e NEXT também vêm com o GNOME 3.34, Budgie 10.5.1, Xfce 4.14, Canela 4.4.8, MATE 1.24 e LXQt 0.14 ambientes de desktop como imagens separadas.
Por outro lado, a edição GeckoLinux ROLLING é derivada dos repositórios openSUSE Tumbleweed e Packman, é alimentada pelo kernel Linux 5.9.12 e apresenta o KDE Plasma 5.20, GNOME 3.38, Xfce 4.14, Budgie 10.5.2, MATE 1.24 mais recente, e ambientes de desktop LXQt 0,16.
O desktop Cinnamon 4.6.7 também está incluído.
As edições GeckoLinux NEXT e ROLLING também apresentam uma variante com o desktop Pantheon do sistema operacional elementar, e a edição ROLLING vem com o instalador do sistema Calamares 3.2.27 para uma experiência de instalação aprimorada.
Você pode baixar todo o STATIC e o NEXT 152.201210, bem como as edições ROLLING 999.201205 da distribuição GeckoLinux baseada no openSUSE agora mesmo do site oficial, onde você também pode encontrar todas as informações de que precisa para começar com esta distribuição GNU / Linux.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento da versão anúncio de lançamento
Por fim, novos lançamentos do GeckoLinux Rolling e NEXT Plasma também são esperados no futuro próximo.
Baixe e experimente o GeckoLinux 152.201210
A imagem ISO do GeckoLinux 152.201210 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux