O projeto GeckoLinux lançou mais uma atualização do seu sistema, o GeckoLinux 150. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Debian, Ubuntu e derivados
GeckoLinux é um distribuição do tipo ‘spin’ baseada no openSUSE, que apresenta pacotes não-livres que não são encontrados nos repositórios padrão do openSUSE.
Entre as atrações da GeckoLinux estão as inovações dentro da comunidade openSuse. O GeckoLinux tem uma reputação de ser polido e fácil de usar.
O sistema oferece aos usuários uma experiência prática melhor do que a abordagem mais tradicional, adotada pela comunidade openSuse.
O GeckoLinux oferece duas edições principais: Static (baseada no openSUSE Leap) e Rolling (baseada no openSUSE Tumbleweed).
Novidades do GeckoLinux 150
Esse é um lançamento dois em um, pois o projeto publicou duas novas versões: Static 150, que é baseado na edição Leap estável do openSUSE, e GeckoLinux Rolling 999, que é baseado na versão rolling release do openSUSE.
Além desses spins do GeckoLinux serem baseados na distribuição openSUSE, eles tem um foco no polonês e na usabilidade imediata no desktop.
Uma grande variedade de opções de área de trabalho personalizadas está disponível nas edições Static (baseado no openSUSE Leap) e Rolling (baseado no OpenSUSE Tumbleweed).
Além disso, após a instalação no disco rígido, o sistema GeckoLinux continuará a receber atualizações das infraestruturas do openSUSE e Packman.
Ou seja, Um sistema instalado pode até ser atualizado sem problemas para futuras versões do openSUSE e, ao mesmo tempo, manter sua configuração exclusiva do GeckoLinux.
Repositórios de pacotes proprietários adicionais do Google, Skype e Nvidia também são pré-configurados. A versão do GeckoLinux STATIC está agora alinhada com a última versão do openSUSE Leap 15.0.
Existem muitas, muitas novas versões de pacotes nesta versão: o kernel Linux na versão 4.12.14, o Firefox Quantum 60, o LibreOffice 6.0.4 e inúmeras outras disponíveis nos repositórios de software.
O instalador muito melhorado do Calamares na versão 3.2, com versões atualizadas dos principais utilitários subjacentes, tornará a instalação do GeckoLinux simples e confiável.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento da versão Static e Rolling.
Baixe e experimente o GeckoLinux 150
A imagem ISO do GeckoLinux 150 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição da versão Static e Rolling.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux