Se você usar aplicativos universais no formato AppImage, conheça o Gear Lever, um recurso essencial para usuários de AppImage.
AppImages são ótimos: um único tempo de execução contendo todas as dependências necessárias para que um aplicativo seja executado em um binário de clique duplo que pode ser executado de qualquer lugar do seu sistema.
E é aí que está o problema.
Quando eu baixo um AppImage para software como Audacity, Kdenlive, etc., geralmente é para minha pasta Downloads ou fica em um pendrive ou SSD externo.
Para executá-lo, preciso navegar até a pasta, clicar com o botão direito do mouse no binário, dar permissão para execução e clicar duas vezes nele para executar.
E se eu não criar manualmente um arquivo .desktop para o AppImage, ele não aparecerá no inicializador/menu do aplicativo do Ubuntu para uma abertura rápida e descomplicada.
Soluções existem, é claro. No passado, já apresentei uma ferramenta fantástica para integrar AppImages com o Linux facilmente.
Com essa ferramenta instalada, na primeira vez que você executar um novo AppImage, ele pode criar automaticamente um atalho do sistema e mover o tempo de execução para um diretório (seguro) de sua escolha.
Ótimo material — mas essa ferramenta não foi atualizada desde 2022 (ela ainda funciona no Ubuntu 24.04 LTS se você usar o DEB da seção “lançamento contínuo” do Github).
Mas há um novo aplicativo de desktop bacana que faz tudo isso, além de um pouco mais: o Gear Lever.
Gear Lever, um recurso essencial para usuários de AppImage
O Gear Lever de Lorenzo Paderi é um aplicativo simples e direto para agilizar o gerenciamento, a configuração e até mesmo a atualização de AppImages no Ubuntu e outras distribuições Linux.
Ele organizará e moverá os tempos de execução do AppImage para você; crie entradas de desktop com metadados e ícones de aplicativos para facilitar o lançamento de aplicativos e fixá-los no dock; atualize AppImages no local, reverta para uma versão mais antiga ou mantenha várias versões para serem executadas lado a lado.
Todos os recursos são super úteis, e o aplicativo também tem uma ótima aparência!
Usá-lo não poderia ser mais fácil: instale o Gear Lever, abra-o, arraste e solte um tempo de execução .appimage na janela principal, e os detalhes sobre o tempo de execução aparecerão.
Clique no botão “mover para o menu do aplicativo” para “integrar” o AppImage com seu sistema, ou seja, atalho do iniciador de aplicativos.
Você pode então ficar sofisticado. Talvez agrupe seus atalhos do AppImage em sua própria pasta na grade do aplicativo.
Eu gosto de fazer isso, pois agrupo a maioria dos aplicativos por sua respectiva fonte (não que eu use algo diferente de pesquisa para iniciar as coisas, mas parece mais bonito).
Recursos do Gear Lever em resumo:
- Integrar AppImages no inicializador/menu do aplicativo
- Arraste e solte AppImages do seu gerenciador de arquivos
- Ver detalhes do AppImage, incluindo hash e número da versão
- Mantenha AppImages organizados em uma pasta personalizada
- Gerenciar atualizações: substituir ou manter várias versões
- Definir/personalizar variáveis de ambiente para cada AppImage
Parece bom? Experimente!
O código-fonte do programa está disponível no Github (facilmente compilado usando o GNOME Builder) ou, para a rota de baixo esforço, você pode obter a versão mais recente como um Flatpak do Flathub, usando so seguinte tutorial:
Como instalar o gerenciador de AppImages Gear Lever no Linux via Flatpak