Geany 1.38 lançado com abertura de documentos mais rápida, e mais

E foi lançado o Geany 1.38 com abertura de documentos mais rápida, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Todo desenvolvedor que passa horas na frente da tela de um computador escrevendo códigos, precisa absolutamente de um editor para programar.

Quer desejemos programar uma página web, uma aplicação ou um programa, devemos utilizar uma ferramenta que nos permita editar o código, modificá-lo e trabalhar com ele.

Geany é um editor de código poderoso, estável e leve com certos recursos básicos de um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) e é um editor de código que usa o kit de ferramentas GTK+.

Ele é um editor de plataforma cruzada de código aberto projetado especificamente para programadores, graças ao seu suporte integrado para mais de 50 linguagens de programação.

Além disso, com Geany você pode executar funções como destaque de sintaxe e preenchimento automático.

Agora, foi anunciada uma nova versão, o Geany 1.38, uma atualização que traz com maior velocidade na abertura de documentos.

Novidades do Geany 1.38

Geany 1.38 lançado com abertura de documentos mais rápida, e mais

A coisa mais importante a notar é que Geany 1.38 removeu o suporte GTK2.

Eliminar o código específico do GTK2 e, ao mesmo tempo, manter o código relevante para o suporte GTK3 iluminou a base de código do Geany. Como resultado, abrir documentos, especialmente na inicialização, agora é mais rápido do que nunca.

No lado da interface do usuário, o Geany 1.38 vem com atalhos de teclado adicionais para recarregar todos os documentos abertos.

Este é um recurso muito útil, então você não precisa mais recarregar individualmente cada arquivo aberto depois que uma ferramenta automatizada altera todos eles.

Além disso, Geany 1.38 também traz suporte para dois novos tipos de arquivo – Julia e Meson. A título de informação, Julia é uma linguagem de programação dinâmica de alto nível e alto desempenho. Meson é um sistema de compilação de código aberto amplamente utilizado.

Observe que, a partir desta versão, os binários para Windows são construídos em GTK3 e para a plataforma x86_64 (amd64). Os sistemas Windows de 32 bits não são mais suportados.

Para saber mais sobre essa versão do Geany, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Geany está disponível nos arquivos de pacotes de muitas ditros Linux.

No Ubuntu ou em qualquer outro sistema baseado em Debian, digite o seguinte comando:
sudo apt install geany

Para instalar o Geany no Fedora, digite:
sudo dns install geany

Os usuários do Arch Linux podem instalar o pacote Geany do repositório oficial do Arch:
sudo pacman -S geany

Você também pode usar o centro de software de sua distribuição Linux específica para instalar o Geany.

Ou

Para instalar a versão mais recente do Geany nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de textos/IDE Geany no Linux via Flatpak

Deixe um comentário

Sair da versão mobile