Conheça a GB Interceptor, uma placa de captura de vídeo DIY para Game Boy que permitirá transmitir suas façanhas do Game Boy no Twitch.
Você já desejou poder transmitir suas façanhas do Game Boy no Twitch ou apenas salvar um vídeo do seu jogo… sem usar um emulador, console de terceiros ou Game Boy hackeado? Provavelmente não. Mas ainda é muito legal saber que agora é possível.
Para tornar isso possível, o desenvolvedor Sebastian Staacks projetou uma placa de captura para Game Boy chamada GB Interceptor.
GB Interceptor, uma placa de captura de vídeo DIY para Game Boy
GB Interceptor é um adaptador que você pode conectar a um Game Boy não modificado para capturar um vídeo do seu jogo e transmiti-lo para um computador via USB. A chave aqui é que o GB Interceptor funciona com dispositivos Game Boy não modificados.
As pessoas têm hackeado Game Boys para adicionar saída HDMI ou usando clones ou emuladores de Game Boy de terceiros para transmitir jogos como Tetris por anos. Mas o GB Interceptor permite capturar e transmitir jogos sem fazer alterações no Game Boy que você já possui.
É assim que funciona: você conecta o GB Interceptor na porta do cartucho em um Game Boy e, em seguida, conecta o cartucho do jogo que deseja jogar no próprio Interceptor.
Isso significa que o cartucho não caberá dentro do shell do console de jogos portátil, mas também significa que você pode jogar o jogo original no hardware original, enquanto executa um cabo USB do GB Interceptor para um computador para captura de vídeo e/ou streaming.
Staacks descreve a solução de hardware e software em uma postagem no blog e mostra como ela funciona em um vídeo do YouTube.
Mas, em poucas palavras, o GB Interceptor consiste em uma placa de circuito impresso personalizada com um microcontrolador Raspberry Pi RP2040 como cérebro e um conector compatível com Game Boy.
Em termos de software, o Interceptor precisa emular a CPU e a unidade gráfica do Game Boy para recriar a RAM de vídeo para captura e streaming.
Quando você conecta o GB Interceptor a um computador por meio de um cabo USB, ele deve aparecer como uma webcam, permitindo salvar o vídeo ou transmiti-lo.
Até agora, parece funcionar de forma confiável apenas com o Linux, mas é possível que essa limitação possa ser corrigida com o desenvolvimento de software futuro.
Há muito mais detalhes no artigo de Staack, mas se você está se perguntando se pode comprar um, a resposta é… mais ou menos.
O PCB, o firmware e o gabinete são todos de código aberto e você pode encontrar downloads, arquivos de design e documentação no GitHub.
Há também um vídeo mostrando como construir o seu próprio. Mas você precisará solicitar suas próprias peças.