Garuda Linux, uma distribuição Rolling Release baseada no Arch Linux

Conheça Garuda Linux, uma distribuição Rolling Release baseada no Arch Linux. Confira os detalhes dessa distro e descubra onde baixá-la.

Garuda Linux é uma distribuição Rolling Release (atualização contínua) baseada no sistema operacional Arch Linux. Mas, ao contrário do Arch Linux, o Garuda Linux vem com um instalador gráfico (Calamares) para fácil instalação e outras ferramentas gráficas avançadas para gerenciar seu sistema.

Conheça o Garuda Linux, uma distribuição Rolling Release baseada no Arch Linux

Garuda Linux, uma distribuição Rolling Release baseada no Arch Linux

Garuda é uma distro voltada para o desempenho com muitos ajustes para melhorar o desempenho. Alguns dos muitos ajustes incluem o uso de zram, um governador de CPU de desempenho, junto com um software de gerenciamento de memória personalizado.

Essa disto também tem se esforçado para fornecer estabilidade ao sistema incluindo o utilitário de backup Timeshift.

De acordo com seu site oficial, é:

“Uma distribuição Rolling Release baseada no Arch Linux que garante que você sempre obtenha as atualizações de software mais recentes. Além disso, possui um repositório adicional nos repositórios do Arch Linux, o que torna mais fácil para nós não ter que instalar o sistema através do terminal (CLI).”

Entre as principais características destacadas por seus criadores estão as seguintes:

  • Uso de um Kernel Zen: O que lhe confere maior velocidade e maior capacidade de resposta, pois é otimizado para o uso diário no desktop e em áreas de multimídia e jogos. Sua incorporação e uso foi o resultado de um esforço colaborativo dos hackers do kernel para fornecer o melhor kernel Linux possível para um sistema operacional diário.
  • Facilidade de uso: Oferece modernos aplicativos de Terminal (CLI), como o “Micro” que é um editor de texto baseado em terminal fácil de usar e intuitivo, sendo pré-determinado no Sistema Operacional, pois permite aproveitar as potencialidades de terminais modernos. Além disso, oferece várias ferramentas de GUI para gerenciar a configuração do sistema pronta para uso para uma inicialização fácil.
  • Sempre gratuito: seus desenvolvedores prometem que o Garuda Linux sempre será totalmente gratuito. Desde então, eles o criaram para ser um sistema operacional livre e aberto baseado em GNU / Linux, e que acima de tudo é fácil de usar, bonito e oferece alto desempenho.

Outras características que podem ser brevemente mencionadas são:

  • Usa BTRFS como o sistema de arquivos padrão com compactação zstd.
  • Permite a programação e execução de Snapshots automáticos através da aplicação Timeshift.
  • Possui um processo de instalação amigável, baseado na utilização do instalador Calamares, que é fácil de usar e agiliza o processo de instalação.
  • Oferece para sua instalação e uso os seguintes Ambientes de Trabalho e Gerenciadores de Janelas: KDE Plasma, GNOME, Xfce, Cinnamon, MATE, LXQt-kwin, Wayfire, Qtile, BSPWM e i3wm.
  • No KDE Plasma Desktop Environment, ele vem com uma excelente combinação de temas de área de trabalho cuidadosamente selecionados, uma aparência atraente e lindos efeitos de desfoque prontos para uso.
    Incorpora várias interfaces gráficas (GUI) para várias funções, tais como: gerenciamento de pacotes (Pamac), gerenciamento de drivers e kernels (Garuda Settings Manager), gerenciamento de várias tarefas comuns (Garuda Assistant), gerenciamento de opções de opções de boot GRUB (Garuda Opções de inicialização), gerenciamento de conexão de rede e criação de ponto de acesso (Garuda Network Assistant) e, finalmente, um para instalação de software de jogo (Garuda Gamer).

Baixe e experimente o Garuda Linux

Para o seu download, este impressionante e belo «Distro Rolling Release» que é baseado no Arch Linux oferece, uma seção simples de download, de onde você pode facilmente baixar a ISO apropriada, ou seja, a ISO com o Desktop Environment e Managers Windows de nosso preferência, entre os existentes: KDE Plasma, GNOME, Xfce, Cinnamon, MATE, LXQt-kwin, Wayfire, Qtile, BSPWM e i3wm.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Deixe um comentário

Sair da versão mobile