GameMode 1.5 lançado com melhor suporte ao uso de gráficos integrados

E foi lançado o GameMode 1.5 com melhor suporte ao uso de gráficos integrados. Confira as novidades dessa importante ferramenta gamer.

Se você é um ferrenho gamer do Linux, provavelmente já tem um monte de otimizações na sua plataforma de jogos para obter o melhor desempenho de jogo possível, mas os novatos podem usar a ferramenta GameMode da Feral Interactive para instruir a CPU de seus computadores para trabalharem no modo ‘Performance’ ao rogar jogos.

GameMode 1.5 lançado com melhor suporte ao uso de gráficos integrados
GameMode 1.5 lançado com melhor suporte ao uso de gráficos integrados

A ferramenta GameMode consiste em uma combinação de daemon e biblioteca que permite definir várias otimizações de desempenho para serem temporariamente aplicadas ao seu computador com Linux, antes de tentar rodar um jogo.

Em resumo, o GameMode é um pequeno combo de daemon/lib para Linux que permite que os jogos solicitem temporariamente que o regulador de escala de frequência do seu processador esteja configurado para um modo ‘performance’.

O GameMode, o daemon de código aberto liderado pela editora de jogos Feral Interactive para otimizar dinamicamente o desempenho do sistema Linux durante a execução de jogos, foi lançado recentemente com a versão 1.5 como a mais nova atualização de recursos.

Novidades do GameMode 1.5

Com o GameMode 1.5 da Feral, a grande mudança que os usuários enfrentam é para aqueles que executam gráficos integrados.

Em uma mudança liderada por um desenvolvedor de driver gráfico de código aberto da Intel, o GameMode agora suporta a configuração de um regulador de escala de frequência da CPU alternativo para casos de uso de gráficos integrados.

Até o momento, o GameMode optou por usar sempre o controlador de escala de frequência da CPU “desempenho” para obter normalmente o melhor desempenho, mas para gráficos integrados que, em algumas situações, podem levar a um desempenho inferior.

Devido aos gráficos integrados e aos núcleos da CPU que compartilham o mesmo envelope de energia, aumentar o desempenho da CPU pode desequilibrar o desempenho dos gráficos e, pelo menos em alguns jogos, reduzir o desempenho.

Portanto, com o GameMode 1.5, o usuário agora pode optar por “powersave” ou um governador alternativo ao usar uma iGPU.

O GameMode 1.5 também possui novas APIs de barramento D baseadas em PIDFD e outras correções e pequenas melhorias.

Como instalar ou atualizar o GameMode 1.5

Aqueles que querem experimentar o GameMode como a maneira mais fácil de otimizar seu sistema para jogos no Linux podem encontrar a versão 1.3 através do GitHub.

Para fazer isso, até que os pacotes nativos do Linux estejam disponíveis nos repositórios de software, você primeiro terá que instalar o GameMode em sua distribuição Linux favorita seguindo as instruções de instalação fornecidas pela Feral Interactive no GitHub,

Para mais detalhes sobre esse software leia esse outro artigo:
Feral Interactive lançou uma ferramenta para otimizar jogos no Linux

O que está sendo falado no blog

Post Views: 258

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.