Criado para transformar telefones antigos em novos dispositivos IoT, o Galaxy Upcycling at home deveria ser muito, muito melhor. Entenda!
O Galaxy Upcycling at Home da Samsung é um programa projetado para dar uma nova vida a smartphones antigos, permitindo que você reaproveite o hardware para novos usos. Pelo menos essa é a ideia.
Mas quando o programa foi lançado em beta em abril, apenas os telefones Android 9 lançados em 2018 são compatíveis – você sabe, telefones que você ainda pode estar usando como telefones.
E se você tiver um dispositivo compatível consignado em uma gaveta, há apenas um punhado de coisas que você pode fazer, como usá-lo como um sensor de luz para dispositivos domésticos inteligentes ou um sensor de som que o alerta sobre coisas como o som de um bebê choro.
Embora originalmente? O Samsung Galaxy Upcycling at Home deveria ser muito mais.
Galaxy Upcycling at home deveria ser muito, muito melhor
O pessoal da loja de consertos da Internet iFixit vinha colaborando com a Samsung no projeto já em 2017. Agora que a Samsung começou a lançar os serviços, o iFixit observa que é uma sombra do que era.
Aqui estava a ideia original por trás do Upcycling at Home:
- Os usuários seriam capazes de desbloquear seus bootloaders e instalar ROMs ou firmware personalizados.
- Haveria um mercado aberto de software que poderia ser instalado para permitir que você use gadgets antigos para novas tarefas.
Esse mercado aberto deveria permitir que qualquer pessoa criasse e carregasse seus próprios aplicativos no site da Upcycling e até mesmo os usasse para vender hardware associado.
Por exemplo, um vídeo promocional mostra um aplicativo de aquário inteligente que pode usar o telefone como o cérebro de um sistema que pode detectar a qualidade da água, distribuir comida de peixe e acender ou apagar uma luz usando um punhado de sensores de terceiros que estar conectado ao seu telefone antigo.
Até mesmo o hardware pode ser vendido através do site Galaxy Upcycling.
A ideia por trás do Upcycling é boa – em vez de jogar fora ou até mesmo reciclar seu hardware antigo, você pode continuar a usá-lo por mais tempo, o que reduziria o lixo eletrônico.
Você pode até conseguir adiar a compra de outro hardware novo, como câmeras de segurança ou controladores de casa inteligente, se seu telefone antigo puder executar essas funções.
Mas, como o iFixit observa, neste ponto, o UpCycling basicamente permite que você pegue um telefone que provavelmente ainda poderia ser vendido por mais de US$ 150 e use-o como se fosse nada mais do que um sensor de movimento de US$ 30.