o presidente de negócios móveis da Samsung Electronics, T.M. Roh, confirmou que o Galaxy AI chegará a cerca de 100 milhões de dispositivos.
O recente lançamento da série Galaxy S24 pela Samsung mostrou uma forte ênfase no conjunto de recursos de IA “Galaxy AI“.
Embora esses recursos melhorem a experiência do usuário e forneçam alguma ajuda, o fato de estarem atualmente limitados ao carro-chefe mais recente representa um obstáculo para aqueles que não viram necessidade de atualizar seu hardware desta vez.
Felizmente, como anunciado anteriormente, muitos dos recursos do Galaxy AI acabarão por chegar aos dispositivos Galaxy mais antigos.
Inicialmente, a lista de dispositivos com esses recursos limitava-se aos mais recentes, como a série Galaxy S23, Galaxy S23 FE, Galaxy Z Fold 5, Galaxy Z Flip 5 e Galaxy Tab S9.
Estes foram confirmados pela Samsung para receber essas atualizações no primeiro semestre de 2024 (até o final de junho).
No entanto, numa nova declaração do presidente de negócios móveis da Samsung Electronics, T.M. Roh, a empresa também está confirmando agora que o Galaxy AI chegará a cerca de 100 milhões de dispositivos móveis Galaxy em todo o mundo este ano.
Galaxy AI chegará a cerca de 100 milhões de dispositivos
Além disso, Roh foi citado afirmando que apesar dos gastos associados ao desenvolvimento do Galaxy AI, os recursos estarão acessíveis gratuitamente até 2025, mas a marca ainda não determinou o curso de ação subsequente.
“De acordo com a nossa análise, existem várias necessidades de IA móvel. Portanto, haverá consumidores que ficarão satisfeitos em usar os recursos de IA gratuitamente. Depois, também poderá haver clientes que desejem capacidades de IA ainda mais poderosas e até paguem por elas. Portanto, nas futuras tomadas de decisão, levaremos todos esses fatores em consideração.” -TM Roh (via ET Telecom)
A posição pouco clara da Samsung sobre se os recursos permanecerão gratuitos para os usuários existentes do Galaxy AI gerou bastante controvérsia na comunidade de tecnologia.
O Galaxy AI não é um projeto individual, mas sim desenvolvido pela Samsung em parceria com o Google, e muitos dos recursos são desenvolvidos pelos modelos Gemini do Google.
Isto sugere que um investimento financeiro significativo foi feito pela empresa para levar essas capacidades aos seus dispositivos mais recentes.
No entanto, muitos defendem a posição de que o aumento de 100 dólares no preço do modelo Ultra deveria ser suficiente para compensar os custos associados ao desenvolvimento de software e que puxar o isco e atrair os consumidores no próximo ano é de mau gosto.
Pode ser por isso que a Samsung ainda não foi totalmente clara sobre suas intenções, primeiro testando as águas para ver como os usuários respondem.
Ainda há um longo caminho a percorrer antes que isso seja algo com que realmente precisamos nos preocupar, mas, enquanto isso, podemos definitivamente aproveitar o Galaxy AI enquanto ele ainda é gratuito.