Procurando suportar mais plataformas de servidor para atualização de firmware, o FWUPD está preparando o recurso Best Known Configuration.
O Linux Vendor Firmware Service (LVFS) e o FWUPD em sua grande trajetória ascendente nos últimos tempos tem se expandido além de seu foco inicial de hardware de desktop/laptop para suportar mais plataformas de servidor para atualização de firmware.
O recurso mais recente impulsionado por seus interesses crescentes de servidor é o tratamento da “configuração mais conhecida” para onde há vários pacotes de firmware com versão independente para um determinado sistema e pode haver recomendações de suporte ou conflitos de versão em potencial entre os diferentes pacotes de firmware.
FWUPD está preparando o recurso Best Known Configuration
Sim. O FWUPD está preparando o recurso Best Known Configuration. Embora isso possa ser útil para alguns laptops e desktops também, o suporte de “configuração mais conhecida” que vem na próxima versão do FWUPD é projetado principalmente com servidores em mente, onde há uma infinidade de pacotes de firmware diferentes de UEFI a controladores diferentes, hardware de rede e uma ampla gama de outros firmware/microcódigo atualizáveis.
Freqüentemente, os fornecedores de servidores terão recomendações explícitas de versão para todos os diferentes componentes devido a razões de suporte comercial ou o que foi qualificado pelo fornecedor.
Com a opção de “configuração mais conhecida” do FWUPD, agora é fácil transmitir essas recomendações como um conjunto compatível.
LVFS/FWUPD está se tornando cada vez mais bem suportado em hardware de classe de servidor.
A opção de configuração mais conhecida funciona tanto para atualização quanto para downgrade de firmware. Os usuários, se desejarem, ainda podem ignorar a “configuração mais conhecida” para um determinado sistema.
Espera-se que o FWUPD 1.7.3 com lançamento previsto para o final do ano tenha essa funcionalidade em vigor.
Mais detalhes sobre o recurso por meio desta postagem no blog do desenvolvedor líder do FWUPD/LVFS, Richard Hughes, da Red Hat.