Fwupd 2 lançado com grandes mudanças

Richard Hughes anunciou o lançamento do FWUPD 2 com grandes mudanças, e mais. Confira as novidades da atualização.

O Fwupd/LVFS alcançou muitas conquistas nos últimos anos, com o envolvimento de mais fornecedores de hardware, os dispositivos do Google começando a exigir que seus parceiros forneçam atualizações compatíveis com o Fwupd/LVFS e outras melhorias de suporte de hardware.

Ele é um novo recurso e atualização de manutenção para a ferramenta número um do Linux para atualizar o firmware do seu hardware.

Um utilitário para atualização de vários componentes de firmware/BIOS nativamente no Linux e integração com o Linux Vendor Firmware Service (LVFS) para a fácil distribuição das referidas imagens de firmware

Agora, Richard Hughes, o criador original e atual mantenedor do serviço Linux Vendor Firmware Service (LVFS), anunciou o lançamento do fwupd 2.

Novidades do Fwupd 2

Fwupd 2 lançado com grandes mudanças

O Fwupd 2.0 foi lançado como uma grande atualização com suporte para novos dispositivos, novos recursos e outras mudanças interessantes.

Os destaques do fwupd 2.0 incluem uma nova opção de configuração para ignorar os requisitos de firmware para desenvolvimento, um problema de dispositivo quando o dispositivo precisa ser reinicializado, uma nova API para permitir o upload de relatórios no aplicativo GNOME Firmware, testes HSI para Arrow e Meteor Lake CSME e suporte para mais opções modify-config.

Ele também adiciona suporte para detectar dispositivos BlueTooth pelo UUID do serviço GATT, suporte Darwin ao build helper, suporte para o comando fwupdtool esp-list --json, suporte para ouvir o soquete netlink udev em vez de GUdev e suporte para analisar seções compactadas EFI LZ77 quando necessário.

Além disso, o fwupd 2.0 implementa suporte para seções grandes em volumes EFI FFS3 e suporte para mais tipos CRC-32 e CRC-16.

Ele também adiciona a URL da política de privacidade na configuração remota, adiciona a capacidade de carregar sinalizadores de dispositivo do arquivo cab local, bem como substituir o tamanho do buffer de quadro EFI detectado no arquivo de configuração.

Além disso, a nova versão do fwupd adiciona a capacidade de especificar dispositivos para emular no arquivo de configuração, adiciona suporte para aplicar revogações ao SbatLevelRT quando necessário, remove o plugin SuperIO, pois ele não funcionará sem o rawio, e implementa um mecanismo melhor para escolher corretamente o ESP em mais casos ao usar atualizações de cápsula UEFI.

Esta nova versão principal também quebra a ABI libfwupd para descartar formatos de assinatura legados para verificação de metadados e firmware, reduzir significativamente o uso de memória de tempo de execução e o custo de inicialização da CPU, remover todas as ferramentas CLI legadas há muito obsoletas, remover libgusb e GUdev de plugins e usar libusb e sysfs em vez disso, e transmitir binários de firmware por um descritor de arquivo em vez de na memória.

Esta versão também adiciona suporte para novo hardware, incluindo leitores de cartão USB Algoltek, AMD Kria SoM, Cable Matters USB Hub, dispositivos baseados em fdl Cinterion, CY6611 EZ-USB HX3PD, docks Dell K2, leitores de impressão digital Elan 0C9F, docks HP Fleetwood e Hendrix, Huddly L1, S1 e Crew, Jabra PanaCast, dispositivos Lenovo Legion HID2, Lenovo ThinkSmart Bar, Logitech Lemmy, Logitech Sight, tela sensível ao toque Logitech Tap, dispositivos de escala MediaTek, Parade PS185, dispositivos Qualcomm S5gen2 BLE e teclado Telink Dual.

Por fim, vários bugs foram corrigidos nesta versão.

Mais detalhes sobre o lançamento do FWUPD 2 podem ser encontrados no anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Fwupd

A lista crescente de dispositivos suportados pelo Fwupd e pelo Linux Vendor Firmware Service pode ser encontrada em fwupd.org.

Integradores de sistema operacional Linux e usuários avançados que gostam de compilar software por conta própria podem fazer o download do fwupd mais recente agora mesmo na página do projeto no GitHub.

Todos os outros devem esperar por este lançamento nos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições Linux favoritas antes de atualizar.

E, para instalar a versão mais recente do Fwupd nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o GNOME Firmware no Linux via Flatpak

Sair da versão mobile