Richard Hughes anunciou o lançamento do FWUPD 2.0.1 com melhor emulação do GNOME Firmware, e mais. Confira as novidades da atualização.
O Fwupd/LVFS alcançou muitas conquistas nos últimos anos, com o envolvimento de mais fornecedores de hardware, os dispositivos do Google começando a exigir que seus parceiros forneçam atualizações compatíveis com o Fwupd/LVFS e outras melhorias de suporte de hardware.
Ele é um novo recurso e atualização de manutenção para a ferramenta número um do Linux para atualizar o firmware do seu hardware.
Um utilitário para atualização de vários componentes de firmware/BIOS nativamente no Linux e integração com o Linux Vendor Firmware Service (LVFS) para a fácil distribuição das referidas imagens de firmware
Agora, Richard Hughes, o criador original e atual mantenedor do serviço Linux Vendor Firmware Service (LVFS), anunciou o lançamento do fwupd 2.0.1.
Novidades do Fwupd 2.0.1
O Fwupd 2.0.1 apresenta alguns recursos notáveis projetados para aprimorar a funcionalidade. Primeiro, uma API foi adicionada para permitir que o firmware GNOME registre dispositivos para emulação.
Esse aprimoramento ajudará usuários e desenvolvedores ao simular vários cenários de dispositivos.
Além disso, no Fwupd 2.0.1 os dispositivos emulados agora são salvos no banco de dados em vez do arquivo de configuração, o que torna mais fácil gerenciar e rastrear o hardware emulado ao longo do tempo.
Além disso, a nova versão 2.0.1 corrige vários bugs que afetam os usuários, garantindo uma experiência mais uniforme.
Entre os destaques do Fwupd 2.0.1, o fwupd agora permite melhor controle sobre a dependência libdrm durante as compilações, fornecendo maior flexibilidade para os mantenedores de pacotes.
Outras correções importantes incluem a verificação correta do comprimento do pacote de resposta para o logitech-bulkcontroller e a conversão dos buffers de comando do dispositivo wacom-raw e do descritor wacom-usb para o formato Rust.
Além disso, uma regressão na enumeração kinetic-dp foi corrigida, então os dispositivos afetados agora devem funcionar corretamente novamente.
O Fwupd 2.0.1 também se concentra em melhorar a compatibilidade: o fwupd agora compila mais suavemente no Android e sem o git instalado, facilitando para desenvolvedores e usuários em diversas plataformas.
Há também uma correção para a regra FU_PLUGIN_RULE_BETTER_THAN para garantir que ela ignore adequadamente os dispositivos de menor prioridade, ajudando a agilizar a priorização.
Além disso, os dispositivos emulados agora ignoram os sinalizadores “needs-reboot” e “needs-shutdown”, o que significa menos interrupções para aqueles que testam o firmware do dispositivo.
Para usuários do Intel Thunderbolt, no Fwupd 2.0.1 o processo de leitura do firmware se tornou mais eficiente, o que deve resultar em atualizações mais rápidas.
Por fim, as melhorias do Fwupd 2.0.1 incluem simplificar o carregamento do firmware de deslocamentos específicos, pular os autotestes “serio” se o suporte GnuTLS estiver desabilitado e acelerar o fwupdtool carregando apenas os recursos do mecanismo conforme necessário.
Os usuários também notarão acesso mais rápido aos detalhes sobre os arquivos de firmware locais, melhorando a eficiência geral.
Mais detalhes sobre o lançamento do FWUPD 2 podem ser encontrados no anúncio de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Fwupd
A lista crescente de dispositivos suportados pelo Fwupd e pelo Linux Vendor Firmware Service pode ser encontrada em fwupd.org.
Integradores de sistema operacional Linux e usuários avançados que gostam de compilar software por conta própria podem fazer o download do fwupd mais recente agora mesmo na página do projeto no GitHub.
Todos os outros devem esperar por este lançamento nos repositórios de software estáveis de suas distribuições Linux favoritas antes de atualizar.
E, para instalar a versão mais recente do Fwupd nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o GNOME Firmware no Linux via Flatpak