Richard Hughes anunciou o lançamento do FWUPD 1.9.9 com mais suporte e correções. Confira as novidades dessa atualização.
O Fwupd/LVFS alcançou muitas conquistas nos últimos anos, com o envolvimento de mais fornecedores de hardware, os dispositivos do Google começando a exigir que seus parceiros forneçam atualizações compatíveis com o Fwupd/LVFS e outras melhorias de suporte de hardware.
Ele é um novo recurso e atualização de manutenção para a ferramenta número um do Linux para atualizar o firmware do seu hardware. Um utilitário para atualização de vários componentes de firmware/BIOS nativamente no Linux e integração com o Linux Vendor Firmware Service (LVFS) para a fácil distribuição das referidas imagens de firmware
Agora, Richard Hughes, o criador original e atual mantenedor do serviço Linux Vendor Firmware Service (LVFS), anunciou o lançamento do fwupd 1.9.9.
Novidades do Fwupd 1.9.9
O utilitário de atualização de firmware Linux de código aberto Fwupd 1.9.9 foi lançado hoje como outra atualização de manutenção que corrige vários bugs e estende o suporte de hardware.
Chegando menos de uma semana após o fwupd 1.9.8, o lançamento do fwupd 1.9.9 está aqui para apresentar suporte para laptops Lenovo ThinkPad X1 Yoga Gen7 530E 2 em 1 e dispositivos Advantech BMC, bem como uma nova solicitação genérica para o dispositivo cabo de energia.
Esta versão também corrige um possível aviso crítico que ocorreu ao listar o conteúdo do ESP, suporte para dispositivos profundamente aninhados no comando fwupdmgr get-devices, bem como suporte para arquivos de gabinete criados usando ‘makecab.exe’.
Além disso, o fwupd 1.9.9 desativa a verificação de dispositivos em cascata synaptics-mst, pois não é tão estável quanto o esperado, desativa o plug-in mediatek-scaler por padrão até que ele passe na sondagem VCP, torna o GUID Kinetic DP específico para o cliente, implementa a capacidade de remover atributos HSI obsoletos anteriormente e remove o carimbo de data/hora do gzip para obter uma compilação reproduzível.
A partir desta versão, o fwupd não impõe mais requisitos adicionais em dispositivos emulados, faz uso de autenticação de metadados ao usar o comando fwupdtool refresh, faz uso do GUID genérico ti-tps6598x e, em vez disso, impõe requisitos e usa apenas o comportamento de nova tentativa de abertura USB quando for necessário.
Mais detalhes sobre o lançamento do FWUPD 1.9.9 podem ser encontrados no anúncio de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Fwupd
A lista crescente de dispositivos suportados pelo Fwupd e pelo Linux Vendor Firmware Service pode ser encontrada em fwupd.org.
Integradores de sistema operacional Linux e usuários avançados que gostam de compilar software por conta própria podem fazer o download do fwupd mais recente agora mesmo na página do projeto no GitHub.
Todos os outros devem esperar por este lançamento nos repositórios de software estáveis de suas distribuições Linux favoritas antes de atualizar.
E, para instalar a versão mais recente do Fwupd nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o GNOME Firmware no Linux via Flatpak