Richard Hughes anunciou o lançamento do FWUPD 1.9.8 com mais suporte, mais recursos e correções. Confira as novidades dessa atualização.
O Fwupd/LVFS alcançou muitas conquistas nos últimos anos, com o envolvimento de mais fornecedores de hardware, os dispositivos do Google começando a exigir que seus parceiros forneçam atualizações compatíveis com o Fwupd/LVFS e outras melhorias de suporte de hardware.
Ele é um novo recurso e atualização de manutenção para a ferramenta número um do Linux para atualizar o firmware do seu hardware. Um utilitário para atualização de vários componentes de firmware/BIOS nativamente no Linux e integração com o Linux Vendor Firmware Service (LVFS) para a fácil distribuição das referidas imagens de firmware
Agora, Richard Hughes, o criador original e atual mantenedor do serviço Linux Vendor Firmware Service (LVFS), anunciou o lançamento do fwupd 1.9.8.
Novidades do Fwupd 1.9.8
Sim. O atualizador de firmware Linux fwupd 1.9.8 foi lançado por Richard Hughes como mais uma atualização estável da série fwupd 1.9 que traz ainda mais novos recursos, estende o suporte a dispositivos e corrige bugs.
O Fwupd 1.9.8 chega apenas duas semanas após o fwupd 1.9.7 e inclui muitos novos recursos, como suporte a dados uSWID SBoM com cargas úteis compactadas LZMA, um sinalizador de recurso para solicitações não genéricas que exigem traduções, bem como uma subclasse de dispositivo DP AUX, junto com uma porta do plugin Synaptics MST.
Esta versão também adiciona a capacidade de ocultar VID/PIDs genéricos para evitar correspondências acidentais de firmware, renomeia o comando fwupdmgr sync-bkc para fwupdmgr sync, adiciona um novo prompt de status de espera do usuário ao enviar uma solicitação, adiciona a capacidade de definir o configuração da operadora do modem como o nome da filial e implementa suporte para requisitos adicionais para dispositivos que usam VIDs USB não OEM.
Em termos de hardware, o fwupd 1.9.8 adiciona suporte para conversores Kinetic SST/MST DisplayPort, bem como para dispositivos Wacom Cintiq Pros (DTH172 e DTH227).
Falando sobre a Wacom, a partir desta versão o fwupd solicitará que os usuários reiniciem após aplicar o firmware interno da Wacom.
Claro, vários bugs foram corrigidos nesta atualização para fazer com que o fwupd não leia mais o AMDGPU DM DPCD em versões de firmware quebradas, não salve mais atributos HSI obsoletos no banco de dados de histórico, garanta que todas as tabelas SMBIOS do tipo 42 estejam sendo analisadas e para aceite quaisquer versões de registro ao analisar IDs de mensagens Redfish.
Algumas falhas também foram corrigidas, incluindo uma falha que ocorreu quando alguns dispositivos DRM foram hotplugged e uma possível falha na função fu_io_channel_read_raw().
Além disso, a análise de seções EFI compactadas por LZMA também foi corrigida e o fwupd agora respeita os sinalizadores sem número de série ao usar correspondências GUID.
Por último, mas não menos importante, o fwupd agora usará o etag ao corrigir recursos do Redfish, bem como o nome de usuário e a senha para obter metadados quando definidos, e o GUID específico da arquitetura para correspondência de peculiaridades do UEFI dbx.
Mais detalhes sobre o lançamento do FWUPD 1.9.8 podem ser encontrados no anúncio de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Fwupd
A lista crescente de dispositivos suportados pelo Fwupd e pelo Linux Vendor Firmware Service pode ser encontrada em fwupd.org.
Integradores de sistema operacional Linux e usuários avançados que gostam de compilar software por conta própria podem fazer o download do fwupd mais recente agora mesmo na página do projeto no GitHub.
Todos os outros devem esperar por este lançamento nos repositórios de software estáveis de suas distribuições Linux favoritas antes de atualizar.
E, para instalar a versão mais recente do Fwupd nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o GNOME Firmware no Linux via Flatpak