Fwupd 1.9.7 lançado com mais suporte, mais recursos e correções

Richard Hughes anunciou o lançamento do FWUPD 1.9.7 com mais suporte, mais recursos e correções. Confira as novidades dessa atualização.

O Fwupd/LVFS alcançou muitas conquistas nos últimos anos, com o envolvimento de mais fornecedores de hardware, os dispositivos do Google começando a exigir que seus parceiros forneçam atualizações compatíveis com o Fwupd/LVFS e outras melhorias de suporte de hardware.

Ele é um novo recurso e atualização de manutenção para a ferramenta número um do Linux para atualizar o firmware do seu hardware. Um utilitário para atualização de vários componentes de firmware/BIOS nativamente no Linux e integração com o Linux Vendor Firmware Service (LVFS) para a fácil distribuição das referidas imagens de firmware

Agora, Richard Hughes, o criador original e atual mantenedor do serviço Linux Vendor Firmware Service (LVFS), anunciou o lançamento do fwupd 1.9.3.

Novidades do Fwupd 1.9.7

Fwupd 1.9.7 lançado com mais suporte, mais recursos e correções
Fwupd 1.9.7 lançado com mais suporte, mais recursos e correções

Sim. O utilitário de atualização de firmware Linux fwupd foi atualizado hoje para a versão 1.9.7, uma versão que adiciona suporte para mais dispositivos de hardware, novos recursos, bem como várias correções de bugs.

Chegando três semanas após o fwupd 1.9.6, o lançamento do fwupd 1.9.7 está aqui para adicionar suporte para mais leitores de impressão digital Synaptics Prometheus, alguns dispositivos Western Digital eMMC, mais dispositivos PixartRF HPAC, dispositivos Logitech Rally System, bem como VIA VL830 e VL832 dispositivos.

Com esta versão, o fwupd agora também tenta reivindicar a interface de um dispositivo USB se ele retornar um estado “BUSY”, não trata mais um buffer imutável como mutável no plugin vli, não modifica mais o BootOrder por padrão como uma solução alternativa para firmware quebrado, não chama mais funções não implementadas ao executar no Wine, e não anula mais o comando fwupdmgr update quando um dispositivo atualizável apresenta um problema.

Os novos recursos desta versão incluem suporte para requisitos de dispositivos filhos em metadados, a capacidade de ter mais de um host BKC, a capacidade de excluir BootNext como uma ação pós-reinicialização como uma solução alternativa para firmware quebrado, suporte para analisar arquivos de gabinete internamente sem depender na biblioteca libgcab e suporte para usar o modo fechado para eMMC FFU para atualizações de firmware mais rápidas.

Entre os bugs corrigidos no fwupd 1.9.7, há uma correção para um pequeno vazamento de memória descoberto no componente bulkcontroller ao obter informações do dispositivo, uma correção para enviar a localização do Olson para o componente bulkcontroller em vez do fuso horário e a implementação de um 60 segundos de tempo de espera para o dispositivo BulkController após gravar o firmware.

Fora isso, o fwupd 1.9.7 elimina o conceito de HSI:INVALID:missing-data e exibe HSI-0, corrige a inibição do dongle Nordic HID quando atualizações de periféricos estão pendentes e corrige o uso de um tempo limite mais longo para o pós-apagamento STM32 GetStatus.

Mais detalhes sobre o lançamento do FWUPD 1.9.7 podem ser encontrados no anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Fwupd

A lista crescente de dispositivos suportados pelo Fwupd e pelo Linux Vendor Firmware Service pode ser encontrada em fwupd.org.

Integradores de sistema operacional Linux e usuários avançados que gostam de compilar software por conta própria podem fazer o download do fwupd 1.9.3 agora mesmo na página do projeto no GitHub.

Todos os outros devem esperar por este lançamento nos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições Linux favoritas antes de atualizar.

E, para instalar a versão mais recente do Fwupd nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o GNOME Firmware no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.