Richard Hughes anunciou o lançamento do FWUPD 1.9.22 com suporte não oficial ao Raspberry Pi 5, e mais. Confira as novidades da atualização.
O Fwupd/LVFS alcançou muitas conquistas nos últimos anos, com o envolvimento de mais fornecedores de hardware, os dispositivos do Google começando a exigir que seus parceiros forneçam atualizações compatíveis com o Fwupd/LVFS e outras melhorias de suporte de hardware.
Ele é um novo recurso e atualização de manutenção para a ferramenta número um do Linux para atualizar o firmware do seu hardware.
Um utilitário para atualização de vários componentes de firmware/BIOS nativamente no Linux e integração com o Linux Vendor Firmware Service (LVFS) para a fácil distribuição das referidas imagens de firmware
Agora, Richard Hughes, o criador original e atual mantenedor do serviço Linux Vendor Firmware Service (LVFS), anunciou o lançamento do fwupd 1.9.22.
Novidades do Fwupd 1.9.22
Um mês e meio após seu lançamento anterior 1.9.21, o fwupd, uma ferramenta simples que visa tornar o gerenciamento de atualizações de firmware em sistemas baseados em Linux mais fácil e automático, lançou a v1.9.22 e introduziu melhorias e correções de bugs.
A atualização aborda vários problemas críticos que aprimoram a funcionalidade e a segurança do software. Notavelmente, resolve um problema em que os dispositivos retornam dados inesperados durante uploads de DFU, o que pode disparar avisos críticos.
Outra correção significativa é a correção de strings vazias nos dados do fabricante do DMI, que também causavam avisos.
Melhorias adicionais incluem:
- Uma nova etiqueta PCB no GUID usi-dock para ajudar a identificar diferentes revisões de hardware.
- Adicionadas permissões para hidraw no fwupd.service, resolvendo problemas com múltiplos dispositivos.
- Ajustes no processo de carregamento do plugin flashrom ao usar o coreboot para garantir estabilidade.
- Definir um atraso específico de nova tentativa de desconexão aumentou a confiabilidade do rts54hub, beneficiando particularmente os usuários do Acer D501.
- Tratamento de erros aprimorado para definir strings de versão no hardware thelio-io.
- Correção de vários possíveis estouros de números inteiros, conforme relatado pelo Coverity, uma ferramenta de engenharia de software.
- Atualizações nos detalhes da placa de base para os sistemas Blackbird e Talos II.
- Correções para discrepâncias temporárias no número da versão após atualizações de firmware em dispositivos USB Wacom.
O lançamento também aumenta o atraso para aquiescência do cros_ec para acomodar requisitos adicionais de reinicialização, melhorando a estabilidade das atualizações.
Ele garante que apenas nomes de arquivo ASCII válidos para arquivos de gabinete sejam aceitos, aumentando a segurança e a consistência.
Além disso, o fwupd 1.9.22 expande seu suporte de hardware, tornando-o mais versátil:
- Suporte não oficial para o Raspberry Pi 5 também foi adicionado, atendendo à experimentação da comunidade Raspberry Pi com tecnologia de ponta.
- A atualização também introduz suporte para o Framework SD, ampliando a compatibilidade para usuários de dispositivos Framework.
Por fim, além de corrigir bugs e expandir o suporte de hardware, de acordo com os desenvolvedores, esta atualização melhora significativamente a eficiência do daemon fwupd.
Os autotestes agora são executados aproximadamente 60% mais rápido, agilizando o processo de atualização para os usuários.
Mais detalhes sobre o lançamento do FWUPD 1.9.22 podem ser encontrados no anúncio de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Fwupd
A lista crescente de dispositivos suportados pelo Fwupd e pelo Linux Vendor Firmware Service pode ser encontrada em fwupd.org.
Integradores de sistema operacional Linux e usuários avançados que gostam de compilar software por conta própria podem fazer o download do fwupd mais recente agora mesmo na página do projeto no GitHub.
Todos os outros devem esperar por este lançamento nos repositórios de software estáveis de suas distribuições Linux favoritas antes de atualizar.
E, para instalar a versão mais recente do Fwupd nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o GNOME Firmware no Linux via Flatpak