Fwupd 1.8.9 traz suporte a SHA384 para hashes TPM, e mais

Richard Hughes anunciou o lançamento do FWUPD 1.8.9 com suporte a SHA384 para hashes TPM, e mais. Confira as novidades dessa atualização.

O Fwupd/LVFS alcançou muitas conquistas nos últimos anos, com o envolvimento de mais fornecedores de hardware, os dispositivos do Google começando a exigir que seus parceiros forneçam atualizações compatíveis com o Fwupd/LVFS e outras melhorias de suporte de hardware.

Ele é um novo recurso e atualização de manutenção para a ferramenta número um do Linux para atualizar o firmware do seu hardware. Um utilitário para atualização de vários componentes de firmware/BIOS nativamente no Linux e integração com o Linux Vendor Firmware Service (LVFS) para a fácil distribuição das referidas imagens de firmware

Agora, Richard Hughes, o criador original e atual mantenedor do serviço Linux Vendor Firmware Service (LVFS), anunciou o lançamento do fwupd 1.8.9 como o oitavo lançamento pontual para a última série estável fwupd 1.8.

Novidades do Fwupd 1.8.9

Fwupd 1.8.9 traz suporte a SHA384 para hashes TPM, e mais
Fwupd 1.8.9 traz suporte a SHA384 para hashes TPM, e mais

Fwupd 1.8.9 O daemon do sistema Linux que permite que o software de sessão atualize o firmware em máquinas GNU/Linux foi lançado hoje como a versão estável mais recente, trazendo novos recursos, suporte para novos dispositivos e muitas melhorias.

Chegando quase um mês após o fwupd 1.8.8, que trouxe suporte de proteção de reversão do BIOS para sistemas Dell e Lenovo, o lançamento do fwupd 1.8.9 está aqui para adicionar suporte SHA384 para hashes TPM, uma solicitação interativa ao reinserir o cabo USB, como bem como as novas categorias X-FingerprintReader, X-GraphicsTablet, X-Dock e X-UsbDock.

Esta versão também adiciona suporte para novos dispositivos, incluindo mais dispositivos Solidigm NVMe, mais dispositivos Synaptics Cape, mais dispositivos Synaptics Prometheus, vários novos docks Wistron USB-C, a maioria dos docks Texas Instruments USB-4, bem como suporte a escalador para dispositivos Wacom USB .

Além disso, o Fwupd 1.8.9 permite especificar OU os requisitos pai em metadados e corrige vários bugs para permitir obter o ESP em dispositivos de bloco sem um sistema de arquivos, permitir a reinstalação em dispositivos com apenas atualização de versão definida, não requer mais o TPM log de eventos para ter todas as reconstruções, retornar um erro mais útil quando a recuperação do USB falhar e acelerar a inicialização do daemon usando consultas XPath preparadas.

Com esta versão, o fwupd não permite mais o uso de SHA-1 para validação da soma de verificação e adiciona a versão do fwupd ao resultado do HSI sempre que o chassi for inválido.

Um pequeno vazamento de memória que ocorria ao analisar relatórios assinados também foi corrigido nesta versão, o que também adiciona a capacidade de ignorar a entrada fwupdx64.efi BootXXXX ao medir a integridade do sistema e solicita que você ative o ThunderboltAccess para sistemas Lenovo.

Mais detalhes sobre o lançamento do FWUPD 1.8.9 podem ser encontrados no anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Fwupd

A lista crescente de dispositivos suportados pelo Fwupd e pelo Linux Vendor Firmware Service pode ser encontrada em fwupd.org.

Integradores de sistema operacional Linux e usuários avançados que gostam de compilar software por conta própria podem fazer o download do fwupd 1.8.9 agora mesmo na página do projeto no GitHub.

Todos os outros devem esperar por este lançamento nos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições Linux favoritas antes de atualizar.

E, para instalar a versão mais recente do Fwupd nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o GNOME Firmware no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.