Richard Hughes anunciou o lançamento do FWUPD 1.8.9 com suporte a SHA384 para hashes TPM, e mais. Confira as novidades dessa atualização.
O Fwupd/LVFS alcançou muitas conquistas nos últimos anos, com o envolvimento de mais fornecedores de hardware, os dispositivos do Google começando a exigir que seus parceiros forneçam atualizações compatíveis com o Fwupd/LVFS e outras melhorias de suporte de hardware.
Ele é um novo recurso e atualização de manutenção para a ferramenta número um do Linux para atualizar o firmware do seu hardware. Um utilitário para atualização de vários componentes de firmware/BIOS nativamente no Linux e integração com o Linux Vendor Firmware Service (LVFS) para a fácil distribuição das referidas imagens de firmware
Agora, Richard Hughes, o criador original e atual mantenedor do serviço Linux Vendor Firmware Service (LVFS), anunciou o lançamento do fwupd 1.8.9 como o oitavo lançamento pontual para a última série estável fwupd 1.8.
Novidades do Fwupd 1.8.9
Fwupd 1.8.9 O daemon do sistema Linux que permite que o software de sessão atualize o firmware em máquinas GNU/Linux foi lançado hoje como a versão estável mais recente, trazendo novos recursos, suporte para novos dispositivos e muitas melhorias.
Chegando quase um mês após o fwupd 1.8.8, que trouxe suporte de proteção de reversão do BIOS para sistemas Dell e Lenovo, o lançamento do fwupd 1.8.9 está aqui para adicionar suporte SHA384 para hashes TPM, uma solicitação interativa ao reinserir o cabo USB, como bem como as novas categorias X-FingerprintReader, X-GraphicsTablet, X-Dock e X-UsbDock.
Esta versão também adiciona suporte para novos dispositivos, incluindo mais dispositivos Solidigm NVMe, mais dispositivos Synaptics Cape, mais dispositivos Synaptics Prometheus, vários novos docks Wistron USB-C, a maioria dos docks Texas Instruments USB-4, bem como suporte a escalador para dispositivos Wacom USB .
Além disso, o Fwupd 1.8.9 permite especificar OU os requisitos pai em metadados e corrige vários bugs para permitir obter o ESP em dispositivos de bloco sem um sistema de arquivos, permitir a reinstalação em dispositivos com apenas atualização de versão definida, não requer mais o TPM log de eventos para ter todas as reconstruções, retornar um erro mais útil quando a recuperação do USB falhar e acelerar a inicialização do daemon usando consultas XPath preparadas.
Com esta versão, o fwupd não permite mais o uso de SHA-1 para validação da soma de verificação e adiciona a versão do fwupd ao resultado do HSI sempre que o chassi for inválido.
Um pequeno vazamento de memória que ocorria ao analisar relatórios assinados também foi corrigido nesta versão, o que também adiciona a capacidade de ignorar a entrada fwupdx64.efi BootXXXX ao medir a integridade do sistema e solicita que você ative o ThunderboltAccess para sistemas Lenovo.
Mais detalhes sobre o lançamento do FWUPD 1.8.9 podem ser encontrados no anúncio de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Fwupd
A lista crescente de dispositivos suportados pelo Fwupd e pelo Linux Vendor Firmware Service pode ser encontrada em fwupd.org.
Integradores de sistema operacional Linux e usuários avançados que gostam de compilar software por conta própria podem fazer o download do fwupd 1.8.9 agora mesmo na página do projeto no GitHub.
Todos os outros devem esperar por este lançamento nos repositórios de software estáveis de suas distribuições Linux favoritas antes de atualizar.
E, para instalar a versão mais recente do Fwupd nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o GNOME Firmware no Linux via Flatpak