Richard Hughes anunciou o lançamento do FWUPD 1.8.11 com suporte para novos dispositivos, e mais. Confira as novidades dessa atualização.
O Fwupd/LVFS alcançou muitas conquistas nos últimos anos, com o envolvimento de mais fornecedores de hardware, os dispositivos do Google começando a exigir que seus parceiros forneçam atualizações compatíveis com o Fwupd/LVFS e outras melhorias de suporte de hardware.
Ele é um novo recurso e atualização de manutenção para a ferramenta número um do Linux para atualizar o firmware do seu hardware. Um utilitário para atualização de vários componentes de firmware/BIOS nativamente no Linux e integração com o Linux Vendor Firmware Service (LVFS) para a fácil distribuição das referidas imagens de firmware
Agora, Richard Hughes, o criador original e atual mantenedor do serviço Linux Vendor Firmware Service (LVFS), anunciou o lançamento do fwupd 1.8.11 como mais um lançamento pontual para a última série estável fwupd 1.8.
Novidades do Fwupd 1.8.11
Chegando um mês após o fwupd 1.8.10, o lançamento do fwupd 1.8.11 está aqui para adicionar suporte para os dispositivos CalDigit Element Hub e CalDigit TS4 Dock, prefira o plug-in Intel USB4 sobre o plug-in Thunderbolt quando necessário, permita que o software de desktop iniba o sistema para evitar atualizações e adicionar suporte para reproduzir dispositivos USB para que possam ser emulados no CI.
O Fwupd 1.8.11 também apresenta suporte para instalar atualizações de firmware da bateria mesmo quando a energia está muito baixa, suporte para usar requisitos com depth = 0
e no parent
, define automaticamente o atraso de remoção CCGX para analisar subcomponentes DMC, implementa um novo mecanismo para detectar e avisar os usuários com firmware NVMe 3B2QGXA7 quebrado e a capacidade de imprimir erros como objetos JSON ao usar o comando fwupdmgr --json
.
Outras mudanças dignas de nota incluem a capacidade de aceitar apenas compactação de aplicativo/x-xz para a carga útil de metadados, suporte para retornar corretamente ao fornecedor compatível quando o fornecedor FDT está ausente, a capacidade de detectar o modo de fábrica CCGX e definir uma versão diferente de zero, e a capacidade de detectar firmware Insyde fixo que pode realmente usar o recurso Capsule-on-Disk.
Vários bugs foram corrigidos nesta versão para corrigir um pequeno vazamento de memória ao instalar o firmware TPS6598x, fazer o comando fwupdtool firmware-convert
funcionar com formatos sem imagem, uma regressão ao baixar arquivos com o comando fwupdtool
, compilar com o argumento -Dbuild=library
para Flathub, bem como um aviso crítico que ocorreu ao analisar uma linha de comando vazia do kernel.
O Fwupd agora requer pelo menos o dobro do tamanho da cápsula no ESP durante a atualização, salva corretamente todos os sinalizadores de dispositivo no banco de dados pendente, indica atributos HSI que serão retornados apenas para fornecedores de CPU específicos, define a porcentagem e o status do dispositivo durante a duração do atualização, use o confinamento Snap estrito e suporte o uso de um shim atualizado se fornecido durante a atualização da cápsula.
Mais detalhes sobre o lançamento do FWUPD 1.8.10 podem ser encontrados no anúncio de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Fwupd
A lista crescente de dispositivos suportados pelo Fwupd e pelo Linux Vendor Firmware Service pode ser encontrada em fwupd.org.
Integradores de sistema operacional Linux e usuários avançados que gostam de compilar software por conta própria podem fazer o download do fwupd 1.8.11 agora mesmo na página do projeto no GitHub.
Todos os outros devem esperar por este lançamento nos repositórios de software estáveis de suas distribuições Linux favoritas antes de atualizar.
E, para instalar a versão mais recente do Fwupd nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o GNOME Firmware no Linux via Flatpak